O Natal ficou para trás, espero que tenha sido bom com muito amor e felicidade à mistura! Contudo já sabem qual a minha maior preocupação, certo?
Sente que houve muitos exageros na semana do Natal? Continua a manter a sensação de enfartamento ou azia? Acredite que a maior parte das pessoas deve estar a sentir exatamente a mesma coisa.
Quando existe uma ingestão elevada e repentina de alimentos mais gordos, açucarados ou com um grande teor em álcool, normalmente o nosso corpo reage como se estivesse a sofrer uma agressão – daí os sintomas de mal-estar.
O que acontece é a acumulação de substâncias tóxicas, que não são naturais e que, nesta altura, acabam por acumular-se no nosso organismo e precisam de ser excretadas.
A boa notícia é que o nosso corpo está preparado para recuperar destes abusos. Tudo o que precisamos é de desintoxicar, através de uma limpeza natural, que apenas precisamos de potenciar consumindo os alimentos que ajudam neste processo.
A velocidade desta recuperação está muito associada ao estilo de vida que a pessoa levava antes das férias. Quanto pior a alimentação que a pessoa tinha antes do Natal, muito mais difícil será essa desintoxicação. Quanto mais saudável e controlada a pessoa tiver sido, mais rápida e natural é a recuperação.
O primeiro passo é investir na hidratação. Quem reforça esta informação é a OMS (Organização Mundial de Saúde) que recomenda a ingestão de água pura! Nada de sumos, frutas ricas em água, refrigerantes ou outras bebidas! Se quiser ser mais específico e fazer um cálculo adequado à quantidade de água que deve ingerir, é saber que deve ingerir 35 ml de água por cada kilo de peso que tiver, fazer a conta e ingerir a quantidade de água que lhe der no total.
Depois de tratada a questão da hidratação, é importante perceber como comer: alimentos leves (com pouca gordura), verduras, legumes, frutas e hortaliças muito recomendados.
Por isso, para além de regressar à sua alimentação controlada, é aconselhado que também regresse ao ginásio e caminhe ao ar livre – mesmo que os dias não sejam convidativos.
Lembre-se, o grande objetivo é recuperar dos efeitos na saúde provocada por estes excessos. Depois de tanta gordura, sal e açúcar é natural que, até no seu grau de cansaço, isso se manifeste.
Assim, ao longo desta semana, e como vem sendo hábito, vou deixar-vos algumas estratégias simples para conseguirem recuperar a saúde e o bem-estar depois de uma temporada de festas.
Boa recuperação!!
Por Inês MoraisE lembrem-se de uma coisa que não me canso de vos dizer… Não há forma melhor de educar um filho, do que dando bons exemplos
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português