O EA Sports FC 26 já anda a mudar as rotinas dos verdadeiros fanáticos do futebol e no Record Gaming já colocámos as mãos em cima do jogo, para a habitual bateria de análises. Como habitualmente, começamos com o Modo Carreira que, de acordo com o ‘feedback’ que recebemos, é o modo mais amado pelos leitores do Record.
Como ponto prévio e em abono da verdade, começamos pelo inevitável – somos confrontados com as mesmas animações, as mesmas conferências de imprensa sem sentido, as mesmas conversas com os jogadores e as mesmas ‘cinematics’ de ‘in game’, nos momentos de lesão ou cartões amarelos e vermelhos. As ligas são as mesmas, os menus são iguais e tudo cheira a antigo.
Os paliativos deste ano são efetivos e muito divertidos – os eventos aleatórios dão uma dinâmica totalmente diferente à ação, com jogadores a lesionarem-se, adeptos que incomodam a equipa no hotel e até um problema fiscal que nos corta o ‘budget’ de transferências a meio. Há muita diversidade e estes eventos acabam por dar um tremendo realismo à coisa. De resto, é a maior novidade dos últimos anos neste modo de jogo e diverte bastante.
Por outro lado, é importante destacar que o mercado de treinadores, inspiradíssimo no FM, é uma excelente inovação. Podemos agora verificar em tempo real como está a situação dos demais treinadores nos respetivos clubes, podendo ter um plano de carreira traçado e ir monitorizando os clubes que gostaríamos de no futuro treinar.
Como o ‘gameplay’ está definitivamente melhor do que no ano passado, se juntarmos todos estes novos ingredientes, acabamos por esquecer os erros crassos já referidos de repetir tudo o que é animação e diálogos, e conseguimos ter uma experiência bem agradável. Porque quem joga EA FC 26 acredita sempre que as coisas vão mudar e tem esperança que as coisas encarrilem, como provam as vendas ano após ano, mesmo quando entendemos que do outro lado ninguém quer saber da nossa opinião.
No futebol feminino, que a EA Sports destaca histericamente para entrar na corrente woke que dá jeito a todos, acabamos por entender que nem se dignaram a mudar os diálogos. E então lá entramos nós num balneário para saudar os ‘rapazes’… Talvez para o ano a coisa aconteça…
Feitas as contas, e sempre justos, podemos destacar que o Modo Carreira de EA Sports FC 26 não teve alterações estéticas nem de narrativa, mas conseguiu dar umas migalhas aos seus treinadores de sofá, com os já mencionados eventos aleatórios e o mercado de treinadores mais assertivo. Quem já conhece a dinâmica e joga ano após ano, pode embarcar na aventura porque vai divertir-se certamente. Quem aguarda por mudanças efetivas e uma roupagem completamente diferente, pode continuar à espera e de preferência bem sentado.
Por João SeixasInsomniac Games revela novo trailer e ainda a arte da capa do aguardado jogo
Informação da Bandai Namco Entertainment
Primeiro trailer de Marvel’s Wolverine em destaque
Popular simulador está de regresso para mais um ano de ação
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria