Ready or Not: Seriedade policial chega às consolas

"Ready or Not" chega à PlayStation 5 e Xbox Series X/S a 15 de julho.

‘Ready or Not’ chega esta terça-feira, dia 15 de julho, à PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Um first-person shooter tático, desenvolvido pela VOID Interactive, que conheceu a luz do dia em 2023, para PC, ressurgindo agora no universo das consolas para catapultar ainda mais um legado que, até ver, é bastante positivo.

Temos pela frente um videojogo que se concentra no realismo absoluto das operações SWAT norte-americanas, com amplo destaque para o planeamento estratégico das ações, o essencial trabalho de equipa e, claro está, a melhor forma de respeitar todas as regras deste tipo de intervenções policiais.

PUB

No que diz respeito a narrativa, sabemos o suficiente para cumprir a nossa missão e o nosso papel na sociedade. Estamos Los Sueños, na Califórnia, uma cidade fictícia com os índices de criminalidade a escalar e com um desagregamento social e uma decadência de valores que urge combater.

E é mesmo de realismo que falamos neste jogo. De resto, os fanáticos de jogos associados a ações policiais há muito que ‘exigiam’ que ‘Ready or Not’ ficasse disponível para consolas, tal o respeito que granjeou na comunidade quando foi lançado na sua versão para PC.

Equipa tática preparada para usar 'shotgun' e 'flashbang' numa operação
PUB

Seja sozinhos ou na vertente cooperativa (podemos jogar com amigos ou deixar essa responsabilidade para elementos de IA), entramos num jogo onde a seriedade é nota dominante. Em poucos minutos entendemos que não estamos perante mais um jogo em que andamos a despejar carregadores por entre paredes e inimigos, num registo veloz e dinâmico. Aqui embarcamos de forma coerente na personagem e logo no tutorial percebemos que somos apenas mais um elemento policial que tem de cumprir ordens, em favor do bem maior. E esse bem maior é a paz em Los Sueños.

Temos muitas missões à disposição e em todas elas o já referido rigor é essencial. Seja na forma como temos de preparar a ação, sempre cumprindo as regras e sempre com voz de comando para os restantes elementos (especialmente quando jogamos a solo). Aqui ser o líder de um batalhão é mesmo… ser o líder de um batalhão. E, por isso, quem nos acompanha precisa de indicações, voz de comando firme e ordens relevantes para que a missão se cumpra de forma resoluta – bandidos detidos ou abatidos e reféns a são e salvo.

Não vamos ter caixas de munições à disposição, não vamos ter barras verdes fluorescentes no cenário que nos repõe a ‘vida’ ao máximo e não vamos ter movimentos ou ações irreais. Aqui tudo é como na vida real e se levarmos um tiro a coisa complica-se a sério, se inadvertidamente dispararmos sobre um refém estamos em maus lençóis e por ai fora. E, como é óbvio, não há ‘respawn’ para ninguém…

PUB
Forças especiais em Greenside College para o jogo Ready or Not

Depois é só ir cumprindo as missões com distinção, sempre no combate daquilo que de pior tem a sociedade. Sejam organizações terroristas, grupos pedófilos, cultos religiosos fanáticos ou vendedores de droga. Nisso a equipa de desenvolvimento do jogo não teve amarras à originalidade e construiu uma série de cenários de qualidade e que nos remetem, de facto, para o centro da ação. É impossível ficar tranquilo quando se embarca para uma escola onde há um tiroteio e esse sentimento passa para o utilizador quando jogamos.

O nosso teste foi feito sempre com elementos de IA e sem outros humanos no multiplayer. Acreditamos que a vertente humana vai dar outra cor a todo o jogo e fará com que grupos de amigo sse possam divertir a sério com esta proposta para consolas. Até porque com todos os elementos que temos à disposição, em cenários altamente criativos e originados depois de assertivos estudos, toda a ação melhora.

PUB

‘Ready or Not’ é um tiro certeiro no atual panorama dos videojogos para consolas. Tem a tensão e a satisfação tática que os verdadeiros amantes do género exigem e, como alguém destacou logo no primeiro lançamento para PC, “não há outro jogo cooperativo tático tão envolvente ou evocativo”.

Uma proposta vanguardista, feita para especialistas e que nas 18 missões disponíveis oferecerá um universo completamente diferenciado aos amantes do género. Este não vai ficar na prateleira de certeza…

PUB

Por João Seixas
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Record Gaming Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB