_
O Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, foi este sábado palco da segunda edição do 'Screen2Green', uma iniciativa solidária que juntou algumas das principais estrelas do mundo digital em Portugal para um jogo de futebol que, à falta de qualidade de outros intervenientes que por aquele relvado já ali passaram, animou as bancadas do recinto pacense e todos aqueles que acompanharam através da televisão em casa ou nas redes sociais. Record esteve presente no evento e acompanhou tudo o que aconteceu antes, durante e depois do apito inicial dado por Manuel Oliveira, árbitro de 47 anos da AF Porto que se estreou na I categoria em 2012.
Habituados a animar milhares e milhares de fãs todos os dias, mais de duas dezenas de figuras das duas principais plataformas de streaming (YouTube e Twitch) juntaram-se este sábado na Mata Real para proporcionar um dia muito diferente a todos aqueles que normalmente os acompanham desde o pequeno ecrã.
Diogo da Silva, mais conhecido como MoveMind no mundo digital, foi o principal organizador do evento que arrancou pelas 14 horas deste sábado. A partida, disputada nem sempre de forma muito brilhante, mas com muita paixão e momentos de pura animação para as bancadas - e também lá para casa -, contou com figuras de vários quadrantes. Do futebol ao futsal, passando pela música e, claro, pelos influenciadores digitais, as principais 'estrelas' desta festa, houve craques para todos os gostos - e raros eram os momentos em que das bancadas não se ouviam pedidos de autógrafos ou uma fotografia.
João Félix, Ricardinho, Kura ou... Alexandre Santos: houve estrelas para todos os gostos
João Félix, avançado do Chelsea e da Seleção Nacional portuguesa, subiu ao relvado do Estádio Capital do Móvel para dar o pontapé de saída à partida que colocou frente a frente os portugueses que dominam no YouTube e na Twitch. Com qualidades também amplamente reconhecidas pelo passado bem sucedido com uma bola nos pés, Afonso Figueiredo, ex-futebolista formado no Sporting que também passou por clubes como o Sp. Braga, Rennes ou Boavista, e Ricardinho, seis vezes eleito o Melhor Futsalista do Mundo e vencedor de, entre muitos outros troféus, três Ligas dos Campeões - uma delas com o 'seu' Benfica -, um Europeu (2018) e um Mundial (2021), foram outras das figuras que também passaram este sábado pela Mata Real para abrilhantar ainda mais esta partida solidária.
"A qualidade no relvado? Isso é para os outros analisarem [risos]. O que eu costumo dizer é que nós temos de fazer sempre o nosso trabalho bem feito. Depois, os outros é que avaliam", começou por dizer Ricardinho, em declarações a Record no relvado do Estádio Capital do Móvel, assumindo ter viajado de propósito diretamente de Itália para marcar presença num evento que é "necessário" em Portugal: "Cheguei hoje de Itália para vir a este evento. Acima de tudo, para poder participar e dar a cara a este tipo de eventos, que são necessários. Como eu costumo dizer, na brincadeira, a qualidade no pé não é muita, mas a humana é bastante. O 'Move', que está a dar a cara, trouxe todos estes amigos atrás para ajudar esta causa e isso é fantástico. Espero que seja realmente uma grande ajuda", atirou o antigo internacional português, referindo-se ao facto de todo o valor angariado nesta iniciativa, um total de 13.212 euros, ser revertido na íntegra para a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).
Tiago Paiva, outro dos principais rostos do 'Screen2Green', também aproveitou o momento em que esteve à conversa com o nosso jornal para deixar uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que marcaram presença nas bancadas do Estádio do Paços de Ferreira e ajudaram a que o evento tivesse um enorme sucesso. "É muito porreiro. É sinal de que a malta gosta de nós e do digital. O digital cada vez cresce mais, é algo inevitável, e o facto de termos esta gente toda aqui a ver-nos jogar e a apoiar uma causa que é solidária. É muito bom para todos. Para nós, que sentimos o carinho das pessoas, e para quem precisa de ajuda ter também isso. Temos de pensar um bocadinho mais nos outros e não só no nosso próprio umbigo, portanto, é ótimo, sem dúvida", frisou.
Mas o relvado também juntou 'craques' de outras áreas. KURA e NTS, por exemplo, representaram a indústria musical, enquanto que Alexandre Santos e Luís Vieira, conhecidos adeptos de FC Porto e V. Guimarães, respetivamente, tiveram a missão de levar o humor apimentado que já lhes é característico para dentro das quatro linhas.