Eric Domingo Roldan, um maratonista amador espanhol, bateu este domingo o recorde mundial do atleta mais rápido a terminar uma maratona a empurrar uma cadeira de rodas ao concluir a prova de Barcelona em 2:53.28 horas.
Quem seguia sentada na cadeira de rodas durante toda a prova era Sílvia Roldan, mãe de Eric Domingo Roldan, que sofre de esclerose múltipla. O objetivo do maratonista espanhol, que no ano passado já tinha tentado este recorde (na altura ficou-se pelas 3:00:30) passa por aumentar a consciencialização sobre a doença que faz parte do dia-a-dia da sua mãe desde muito cedo.
"Ainda não consigo acreditar que acabámos de bater o recorde do mundo a empurrar a cadeira de rodas da minha mãe numa maratona. Não tenho palavras, provavelmente é o melhor dia da minha vida. Tínhamos um sonho e realizámo-lo. Mas, como sempre, não estamos sozinhos. Sem o apoio da nossa família, nada disso seria possível", escreveu na sua página do Instagram o atleta espanhol, que integra a equipa espanhola dos ASICS FrontRunner.
De realçar que a anterior melhor marca mundial, ainda reconhecida pelo 'Guinness World Records', pertence à dupla britânica Marcus Green e Phil Rossall, que em dezembro de 2019 terminou a maratona de Chichester em 2:58:40 horas.
Por RecordProva disputa-se dentro de um mês. Também a meia maratona e os 8k esgotaram
Modelo da marca norte-americana não faz jus ao nome... e ainda bem!
Modelo da marca francesa perdeu 'Speed', mas ganhou conforto
A 2.ª edição do GRIFO24Horas decorre a 15 e 16 de novembro, com os atletas a poderem optar pela versão das 3 ou 12 horas, além da Maratona noturna
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido