Os melhores clubes do futsal europeu reúnem-se em Madrid para disputar a UEFA Futsal Cup, de 22 a 24 de abril, e há muitas razões de interesse para Portugal. Por um lado, será discutida pelo campeão nacional, Benfica, por outro, Cardinal e Ricardinho, do Inter Movistar, também vão lutar pelo troféu.
Esta competição terá um sabor especial para Ricardinho. O astro português, de 30 anos, já ergueu esta taça uma vez, em 2010, ao serviço do Benfica. Agora o ala vai tentar conquistar a sua segunda, o que poderá acontecer precisamente frente ao único clube que diz representar no nosso país.
Apesar do carinho especial que sente pelos encarnados, o profissionalismo do Mágico não permitirá que se deixe levar pelo coração. Prova disso foi a exibição na final da Record Masterscup, em agosto de 2015, quando apontou o hat trick que valeu o triunfo do Inter Movistar sobre o Benfica.
Juanjo e o troféu que falta
O guarda-redes do Benfica e da seleção espanhola, Juanjo, tem no currículo vários troféus, mas nunca ganhou esta prova da UEFA. O guardião, quatro vezes campeão europeu e uma vez vice-campeão do Mundo por La Roja, já esteve em duas finais desta competição, mas saiu sempre como derrotado.
A primeira presença foi na época 2007/08, ao serviço da equipa da terra natal, El Pozo Murcia, na qual perdeu para os russos do Ekaterinburg, nos penáltis. Dois anos depois repetiu o feito, desta feita pelo Interviu, tendo cedido perante... o Benfica.
A edição deste ano conta também com algumas curiosidades. Por exemplo, pela primeira vez não se repete a presença de qualquer dos semifinalistas do ano anterior. Recorde-se que o último título europeu foi discutido em Lisboa, por Sporting, Barcelona, Dina Moscovo e o atual campeão Kairat Almaty. Pescara e Ugra Yugorsk, estrearam-se este ano na prova.
Por Cláudia MarquesProva arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria