Segue a contagem decrescente para o arranque dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A competição terá início esta terça-feira, com a Cerimónia de Abertura em pleno Estádio Olímpico, e contará com uma delegação portuguesa cheia de motivação. Desde a estreia em Heidelberg’1972, Portugal já participou em 10 edições (nove delas de forma consecutiva), tendo conquistado um total de 92 medalhas (25 de ouro, 30 de prata e 37 de bronze).
Desta feita, na edição do Japão, a delegação portuguesa poderá fazer história se alcançar o número redondo das 100 pódios para o país. Um marco com o qual também sonha o Primeiro-Ministro, António Costa. "É seguramente nestes Jogos Paralímpicos que iremos ultrapassar a barreira das 100 medalhas", perspetivou o líder do Governo, antes da partida da comitiva para Tóquio.
Portugal chega aos Jogos Paralímpicos com 33 atletas, menos quatro em relação ao que apresentou no Rio’2016, mas acaba por estar representado num maior número de modalidades (8). A Missão portuguesa competirá no atletismo, badminton, boccia, canoagem, ciclismo, equestre, judo e natação, isto num torneio paralímpico que já fica na história pelo facto de contar com uma participação recorde de 4.400 atletas.
Quatro medalhas e 22 diplomas são as metas traçadas pelo Comité Paralímpico de Portugal para a prestação da comitiva, mas com a ambição de superar resultados. A Record, a Chefe de Missão a Tóquio, Leila Marques, analisa o que se pode esperar do evento, destacando os atletas, mas lembrando também a importância de apoiar o Desporto.
Por Filipe BalreiraMaria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional