O antigo astronauta da NASA Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, que foi abalada por uma grave avaria no espaço, morreu aos 97 anos, no estado norte-americano do Illinois, informou na sexta-feira a agência espacial dos Estados Unidos.
"A NASA envia as suas condolências à família do capitão Jim Lovell, cuja vida e obra inspiraram milhões de pessoas ao longo de décadas. O caráter e a coragem inabalável de Jim ajudaram a nossa nação a chegar à Lua e transformaram uma potencial tragédia num sucesso com o qual aprendemos muito. Lamentamos a sua morte ao mesmo tempo que celebramos as suas conquistas", declarou a agência espacial norte-americana.
Jim Lovell, que morreu na quinta-feira, viajou para o espaço quatro vezes, embora a mais memorável de todas as suas missões tenha sido a Apollo 13, em 1970, em que teve de abortar a aterragem lunar planeada, devido a uma explosão no tanque de oxigénio dias após a descolagem.
Foi nesse momento que o astronauta, comandante da missão, disse a célebre frase "Ok, Houston, we had a problem here" ("Ok, Houston, tivemos um problema aqui"), que mais tarde se popularizou como "Houston, we have a problem" ("Houston, temos um problema").
A missão em que ocorreu uma grave falha no motor, mas que no final foi superada, serviu de inspiração para o filme "Apollo 13", de Ron Howard, de 1995, que conta a história da missão.
O livro de Jim Lovell “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13” ("Lua Perdida: A Perigosa Viagem da Apollo 13", em tradução livre) tornou-se o famoso filme, protagonizado por Tom Hanks no papel de Lovell.
"Como comandante da missão Apollo 13, a sua compostura e firmeza sob pressão ajudaram a tripulação a regressar em segurança à Terra e demonstraram o raciocínio rápido e a inovação que inspiraram futuras missões da NASA", sublinhou a NASA no comunicado hoje divulgado.
O capitão Jim Lovell foi selecionado como astronauta pela NASA em setembro de 1962, e a partir daí exerceu funções enquanto piloto de reserva para o voo Gemini 4 e comandante de reserva para o voo Gemini 9, bem como comandante de reserva de Neil Armstrong para a missão de aterragem lunar da Apollo 11.
Rm 04 de dezembro de 1965, Jim Lovell e Frank Borman foram lançados para o espaço na histórica missão Gemini 7, sublinhando que o voo durou 330 horas e 35 minutos e incluiu o primeiro encontro de duas naves manobráveis tripuladas.
O capitão Lovell deteve o recorde de tempo no espaço, com um total de 715 horas e cinco minutos, até ser ultrapassado pelos voos do Skylab.
O Presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson (1908-1973) nomeou Jim Lovell como seu consultor para a aptidão física e desporto em junho de 1967.
Quando o Conselho de Aptidão Física foi revisto pelo Presidente Richard Nixon (1913-1994), em 1970, Lovell foi promovido a presidente do conselho.
Jim Lovell reformou-se em 1973 e optou por uma vida tranquila, trabalhando para a companhia de reboque portuário e costeiro Reboque Bay-Houston.
O ex-astronauta foi promovido ao cargo de presidente e diretor executivo da empresa em 01 de março de 1975.
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League