Nos dois próximos fins de semana vão persistir as medidas de restrição que estão atualmente em vigor, que impedem a circulação entre concelhos em todo o país e impõem o recolher obrigatório a partir das 13h00 nos concelhos de risco muito elevado e extremo.
As exceções serão sujeitas a avaliação no dia 18 de dezembro e, caso seja necessário, haverá um agravamento das medidas, anunciou António Costa
Segundo anunciou o primeiro-ministro em conferência de imprensa, são agora 35 os concelhos em risco extremo e 78 em risco muito elevado, pelo que nos próximos dois fins de semana haverá recolher obrigatório em 113 concelhos. Durante a semana estes concelhos têm recolher obrigatório a partir das 23h00.
Na conferência de imprensa para apresentar as novas medidas de restrição devido à pandemia e o plano para o Natal, António Costa explicou que é fundamental manter o esforço para que se possa "atingir o objetivo de chegar ao Natal com o menor número de infetados possível" uma vez que "quanto menos infetados, menor o risco de transmissão".
"Por isso a estratégia que adotamos para este mês é uma estratégia de prolongamento das medidas atualmente em vigor até aos dias 24 e 25, haver menor intensidade nas restrições nos dias 24, 25 e 1 de janeiro e manter ainda o mesmo o nível de restrições no período posterior", sintetizou.
"Desde meados de novembro temos tido uma quebra de novos casos por dia e por semana. Há uma clara correlação entre esta redução e o termos declarado estado de calamidade em outubro, e ainda mais clara, com o estdo de emergência, no último mês."
Por NegóciosMédia diária de novos casos no país desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, o nosso país mantém a maior média da União Europeia (3,68)
Governo justifica com número baixo de internados e mortalidade geral dentro do normal.
"Não podemos aliviar medidas, aumentar convívio e esperar que não tenha repercussões na pandemia", relembrou a diretora-geral da DGS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo