António Costa anunciou que "a liga profissional e equiparadas são mantidas em atividade, mas sem público" durante o período do confinamento que começa esta sexta-feira à meia noite e que deverá durar um mês - será revisto daqui a 15 dias. Tal significa que Liga NOS, 2.ª Liga, Campeonato de Portugal, Taça de Portugal, Liga Allianz, Liga BPI e Liga Placard de futsal continuam em atividade, assim como as primeiras divisões das várias modalidades.
"Relativamente às atividades desportivas, as [restrições e encerramentos] de lazer são mantidas, com as exceções no mesmo regime de março e abril. Sobre a Liga profissional [de futebol] e ligas equiparadas às profissionais, são mantidas em atividade, obviamente sem público", declarou António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros, durante a qual foram decididas as medidas do novo confinamento.
No documento divulgado enquanto o Primeiro-Ministro falava, pode ler-se que "seleções nacionais e 1.ª divisão sénior não terão público". "Ginásios, pavilhões e outros recintos desportivos encerrados" ou "exercício individual ao ar livre" são as medidas que constam do documento no que respeita ao desporto.
Pouco depois, o comunicado do Conselho de Ministros esclarecia por completo a dúvida que surgiu com a indicação de que os pavilhões teriam de ser fechados, o que de certa forma chocava com a continuidade de algumas modalidades: "determina-se o encerramento de um alargado conjunto de instalações e estabelecimentos, incluindo atividades culturais e de lazer, atividades desportivas (salvo a prática de desportos individuais ao ar livre e atividades de treino e competitivas) e termas".
(notícia atualizada às 21h14)
Por Record com LusaGrande maioria termina contrato em 2027
Águias esclarecem o que está em causa para que se chegue aos 80 mil lugares
Médio do Manchester United conta mais pormenores sobre quando foi hipótese para as águias
Técnico recebeu o galardão de melhor treinador de novembro da 2ª Liga
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão