Estão a decorrer cerca de 80 buscas; casas de jogadores e do filho de Pinto da Costa também 'visitadas' pelas autoridades
A Autoridade Tributária confirmou esta quarta-feira buscas, por suspeitas de fraude e fraude qualificada, envolvendo 67 mandados de busca, três dos quais a SAD e 28 a escritórios de advogados, empresas de contabilidade e empresas de agentes de desportivos.
"No âmbito da investigação de diversos processos-crime instaurados por suspeitas da prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de fraude e fraude qualificada a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) na qualidade de Órgão de Polícia Criminal, colocou no dia de hoje, em curso a "Operação Penálti", informou a AT, em comunicado. Leia aqui na íntegra.
Segundo uma nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as diligências estão a ser efetuadas nas áreas de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Setúbal e investigam factos ocorridos entre 2014 e 2022, sobre os quais "existem indícios de vantagens patrimoniais ilegítimas, fiscais e contra a segurança social, no valor global de mais de 58 milhões de euros".
Em 2015, o projecto #FootballLeaks deu o pontapé de saída, tendo como objectivo divulgar a parte oculta do futebol. Após centenas de revelações de impacto global, a bola passou para o lado da justiça, que 8 anos depois vai fazendo o seu caminho. https://t.co/S7Yl6utcu6
Leia o comunicado do Benfica na íntegra:
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD confirma que está desde o princípio da manhã a ser objeto de diligências de busca por parte das autoridades judiciais.
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD manifesta a sua total disponibilidade para colaborar com as entidades competentes, como sempre tem acontecido até aqui.
No estrito respeito pelo segredo de justiça existente no âmbito da investigação em curso, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD não fará mais qualquer comentário sobre esta matéria.
A CMTV avança que o mandado de busca ao Estádio de Alvalade contempla "crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal"
Record sabe que o motivo das visitas a várias casas de jogadores se prende com o facto da AT pretender cruzar as informações e documentação recolhidas junto de clubes e agentes com dados dos próprios futebolistas no sentido de apurar se lhes foram realizados pagamentos por vias alternativas à margem da tributação
A CMTV está a avançar os nomes das transferências do Sporting que a AT quer passar a pente fino: Bas Dost, Naldo, André Pinto, Rúben Semedo, Beto Pimparel, Battaglia e Schelotto
O FC Porto emitiu um comunicado, esta quarta-feira, onde confirma as buscas levadas a cabo pelo Ministério Público. A SAD portista "encontra-se a colaborar com a justiça e a disponibilizar todos os elementos que lhe sejam solicitados".
Entretanto, CNN avança que já foram feitas buscas nas casas de Gonçalo Guedes, Vlachodimos e Chiquinho.
A CMTV diz que um dos negócios investigados no Benfica é a transferência de Gonçalo Guedes do Benfica para o PSG, em janeiro de 2017.
A operação 'Fora de Jogo' levou, a 4 de março de 2020, à constituição de 47 arguidos, 24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares, após buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol. Entre os arguidos contam-se "jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos", especificou, então, a Procuradoria-Geral da República (PGR), sublinhando que "em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais". "No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações".
Fonte do Sporting confirmou, a Record, a existência de buscas, sublinhando a colaboração com a justiça. A CMTV avança, entretanto, que a AT está a pedir todos os contratos realizados entre 2015 e 2017, numa altura em que Bruno de Carvalho era o presidente do Sporting.
A Autoridade Tributária (AT) está esta manhã a cabo cerca de 80 buscas em vários locais do País, no âmbito de um esquema de fraude envolvendo transferências de jogadores de futebol. Os estádios do Dragão, da Luz e de Alvalade foram alvo de buscas, bem como a casa de Alexandre Pinto da Costa - agente de futebol e filho do presidente do FC Porto -, e de vários jogadores. Em causa estarão milhões de euros.
Pela seleção da Colômbia
Ex-guarda-redes do Sporting integra elenco liderado por João Nuno na Reboleira
João Félix, ausente contra a Irlanda, retomou os trabalhos no relvado
Apenas o FC Porto tem taxa de eficácia superior
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo