Estão a decorrer cerca de 80 buscas; casas de jogadores e do filho de Pinto da Costa também 'visitadas' pelas autoridades
A Autoridade Tributária confirmou esta quarta-feira buscas, por suspeitas de fraude e fraude qualificada, envolvendo 67 mandados de busca, três dos quais a SAD e 28 a escritórios de advogados, empresas de contabilidade e empresas de agentes de desportivos.
"No âmbito da investigação de diversos processos-crime instaurados por suspeitas da prática de atos passíveis de configurar ilícitos criminais de fraude e fraude qualificada a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) na qualidade de Órgão de Polícia Criminal, colocou no dia de hoje, em curso a "Operação Penálti", informou a AT, em comunicado. Leia aqui na íntegra.
Segundo uma nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), as diligências estão a ser efetuadas nas áreas de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Aveiro e Setúbal e investigam factos ocorridos entre 2014 e 2022, sobre os quais "existem indícios de vantagens patrimoniais ilegítimas, fiscais e contra a segurança social, no valor global de mais de 58 milhões de euros".
Em 2015, o projecto #FootballLeaks deu o pontapé de saída, tendo como objectivo divulgar a parte oculta do futebol. Após centenas de revelações de impacto global, a bola passou para o lado da justiça, que 8 anos depois vai fazendo o seu caminho. https://t.co/S7Yl6utcu6
Leia o comunicado do Benfica na íntegra:
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD confirma que está desde o princípio da manhã a ser objeto de diligências de busca por parte das autoridades judiciais.
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD manifesta a sua total disponibilidade para colaborar com as entidades competentes, como sempre tem acontecido até aqui.
No estrito respeito pelo segredo de justiça existente no âmbito da investigação em curso, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD não fará mais qualquer comentário sobre esta matéria.
A CMTV avança que o mandado de busca ao Estádio de Alvalade contempla "crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal"
Record sabe que o motivo das visitas a várias casas de jogadores se prende com o facto da AT pretender cruzar as informações e documentação recolhidas junto de clubes e agentes com dados dos próprios futebolistas no sentido de apurar se lhes foram realizados pagamentos por vias alternativas à margem da tributação
A CMTV está a avançar os nomes das transferências do Sporting que a AT quer passar a pente fino: Bas Dost, Naldo, André Pinto, Rúben Semedo, Beto Pimparel, Battaglia e Schelotto
O FC Porto emitiu um comunicado, esta quarta-feira, onde confirma as buscas levadas a cabo pelo Ministério Público. A SAD portista "encontra-se a colaborar com a justiça e a disponibilizar todos os elementos que lhe sejam solicitados".
Entretanto, CNN avança que já foram feitas buscas nas casas de Gonçalo Guedes, Vlachodimos e Chiquinho.
A CMTV diz que um dos negócios investigados no Benfica é a transferência de Gonçalo Guedes do Benfica para o PSG, em janeiro de 2017.
A operação 'Fora de Jogo' levou, a 4 de março de 2020, à constituição de 47 arguidos, 24 pessoas coletivas e 23 pessoas singulares, após buscas em várias entidades ligadas ao universo do futebol. Entre os arguidos contam-se "jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos", especificou, então, a Procuradoria-Geral da República (PGR), sublinhando que "em causa estão suspeitas da prática de factos suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais". "No inquérito investigam-se negócios do futebol profissional, efetuados a partir do ano de 2015, e que terão envolvido atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações".
Fonte do Sporting confirmou, a Record, a existência de buscas, sublinhando a colaboração com a justiça. A CMTV avança, entretanto, que a AT está a pedir todos os contratos realizados entre 2015 e 2017, numa altura em que Bruno de Carvalho era o presidente do Sporting.
A Autoridade Tributária (AT) está esta manhã a cabo cerca de 80 buscas em vários locais do País, no âmbito de um esquema de fraude envolvendo transferências de jogadores de futebol. Os estádios do Dragão, da Luz e de Alvalade foram alvo de buscas, bem como a casa de Alexandre Pinto da Costa - agente de futebol e filho do presidente do FC Porto -, e de vários jogadores. Em causa estarão milhões de euros.
Desde o futebol de formação até aos mais diversos departamentos da estrutura
Capitão fora dos eleitos e técnico alimenta dúvida entre Cláudio Ramos e João Costa
Prémio do Sindicato dos Jogadores relativo aos meses de agosto e setembro
O central brasileiro do E.Amadora falou com Record sobre o início de temporada nos tricolores, bem como o início desta paixão pelo futebol
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter