Decorre hoje, no Campus de Justiça, em Lisboa, o segundo dia das alegações finais do processo 'Football Leaks', com Aníbal Pinto e Rui Pinto a sentarem-se no banco dos réus, numa sessão que contou com a presença de Nélio Lucas, antigo representante da Doyen. Sete anos depois dos acontecimentos e cerca de dois anos e quatro meses após iniciar-se o julgamento, irá finalmente decidir-se se Rui Pinto é culpado dos 90 crimes de que é acusado, entre os quais um de tentativa de extorsão à Doyen, crime do qual o advogado Aníbal Pinto também é acusado.
João Azevedo, advogado de Aníbal Pinto, disse que o mesmo "merecia uma medalha" por ter "recusado um milhão de euros para identificar Rui Pinto", garantindo que este não cometeu o crime de extorsão na forma tentada, do qual é acusado. "Cumpriu religiosamente o estatuto da Ordem dos Advogados. Recusou um milhão de euros para identificar o arguido [Rui Pinto]. Defendeu os interesses do cliente. Nélio Lucas [Doyen] nunca tinha falado com ele e a brincar oferece-lhe um milhão de euros? O Dr. Aníbal não sabia que o encontro era uma emboscada e que estava a ser observado pela Polícia Judiciária", alegou, frisando que Aníbal Pinto "é um advogado com A grande".
De resto, acredita que o seu cliente foi "colado" a Rui Pinto para tentar calar o pirata informático. "Esta pronúncia contra Aníbal Pinto é a 'cola' para a prisão preventiva do senhor Rui Pinto. Era necessário calá-lo e usaram a 'cola' Aníbal Pinto, a extorsão na forma tentada, para sustentar a prisão de Rui Pinto", acusou, sublinhando que Aníbal Pinto "nunca foi buscado nem constituído arguido após meses a ser escutado". "Teve sempre o mesmo discurso e, desde o primeiro contacto com Rui Pinto, a 11 de outubro de 2015, escreveu sempre que nunca compactuaria com qualquer ilegalidade", finalizou.
"Rui Pinto deve um pedido de desculpas"
Já Rita Castanheira Neves, advogada da Ordem dos Advogados e assistente no processo 'Football Leaks', considera que Rui Pinto deve um pedido de desculpas por ter "invadido as caixas de correio dos advogados", acusando-o ainda de superioridade moral e sobranceria. "Estava no sofá a assistir ao desenrolar da vida profissional de um advogado. Decidiu fazer a sua própria justiça com as próprias mãos, através de ataques informáticos. Ninguém é a favor da corrupção, não é isso que está em causa", sublinhou. "O que está em causa é como Rui Pinto obteve a informação. Os advogados mereciam um pedido de desculpa sincero", disse.
"Não há quem seja a favor da corrupção, mas se permitirmos que a justiça seja feita pelas próprias mãos, a justiça vacila. Qual seria o critério? Valeria arrancar olhos à pessoa que estava a assaltar? Não são, com todo o respeito, os Ruis Pintos e suas testemunhas que se interessam pelo combate à corrupção e pelos problemas do mundo", atirou a representante da Ordem, que abordou também o facto de documentos de outros processos terem sido tornados públicos devido aos acessos conseguidos por Rui Pinto: "É uma vergonha. Será este o futuro da justiça em Portugal?"
Recorde-se que o Ministério Público tinha pedido a condenação de Rui Pinto e Aníbal Pinto. Em relação ao pirata informático, o MP pediu pena de prisão devido aos restantes crimes de que é arguido, sendo apenas absolvido do crime de sabotagem informática. Por sua vez, a Doyen espera que seja condenado a prisão efetiva de 4 a 6 anos. A advogada do Sporting, Susana Cardoso, pediu também a condenação de Rui Pinto, mas não concordou com o Ministério Público sobre a absolvição do crime de sabotagem informática.
Coletivo de juízes justifica marcação dessa data com a "não exclusividade de membros do coletivo de juízes", que contam com outros processos de caráter mais urgente.
Advogada Luísa Teixeira da Mota reforçou a ideia de que o criador do Football Leaks está a responder por crimes pelos quais já foi julgado
Além de ter deixado 'cair' dois dos 241 crimes pelos quais o pirata informático é acusado
Ex-diretor de comunicação do FC Porto prestou depoimento no julgamento de Rui Pinto
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos