O presidente da FIFA, Gianni Infantino, voltou esta terça-feira a pedir às principais emissoras televisivas europeias que paguem um preço justo pelos direitos de transmissão do Mundial feminino, competição na qual participará a seleção portuguesa.
Numa altura em que ainda não está garantida a transmissão da competição, a disputar na Austrália e Nova Zelândia, para a Europa, Infantino criticou o desinteresse das emissoras, nomeadamente dos países com as ligas de futebol mais competitivas - Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha -, classificando as propostas existentes como "dececionantes".
"É nossa obrigação moral e legal não subestimar o Mundial feminino de futebol", disse Infantino, acrescentando: "Se as ofertas continuarem a não ser justas, seremos forçados a não transmitir a competição para os países europeus das 'big five' [as cinco principais ligas]".
O apelo de Infantino foi feito em Genebra durante uma reunião com a líder da Organização Mundial do Comércio, e reiterado num comunicado divulgado pelo organismo que gere o futebol mundial.
O presidente da FIFA afirmou que "as emissoras públicas, em particular, têm o dever de promover e investir no desporto feminino", lembrando que o organismo que lidera aumentou para 143 milhões de euros os prémios e compensações da competição, triplicando o valor atribuído em 2019.
Infantino reconheceu que devido à diferença horária as transmissões dos jogos na Europa podem não ter o melhor 'timing', mas considerou que isso "não pode servir como desculpa".
"Transmitir jogos às 9 ou 10 horas da manhã na Europa já é razoável", disse, acrescentando: "Para as emissoras pode ter menos sentido em termos económicos, porque as audiências estão lá".
Caso não sejam alcançados acordos de transmissão, a FIFA está a estudar a possibilidade de transmitir online, os jogos da competição, que decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto.
A seleção portuguesa, que se estreia em Mundiais, começará por defrontar os Holanda (23 de julho), depois o Vietname (27) e, no último jogo do grupo E, os Estados Unidos (1 de agosto).
Uma publicação partilhada por Gianni Infantino - FIFA President (@gianni_infantino)
Técnico do Benfica antecipa embate com a "melhor equipa do mundo" e lamenta ausência de Kika: "É uma pena"
Diretora da FPF apela a debate "muito sério" e que sejam avaliados os potenciais impactos para todos
Diretora da FPF para futebol feminino aborda ainda o acesso aos cursos de treinador
Diretora de futebol feminino da FPF aponta o foco ao apuramento para Mundial'2027
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Glen De Boeck tinha 54 anos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado do Toluca brilha no México
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país
Caso foi tornado público em maio