Filipa Patão: «Vai ser preciso o melhor Benfica para vencer este Sporting»

• Foto: Duarte Roriz

O Benfica discute com o Sporting, às 15h de sábado, no Estádio da Luz, o apuramento para as meias-finis da Taça de Portugal de futebol feminino. Filipa Patão, técnica das encarnadas, antecipou um dérbi... ainda mais especial que os outros.

"É um jogo com uma carga emocional completamente diferente, é a eliminar, não há segundas oportunidades e pode ser marcado por momentos. Temos de estar preparadas, temos trabalhado para isso, para sermos uma equipa compacta, com os blocos mais juntos", apontou a treinadora de 33 anos, antes de se pronunciar sobre a diferença de dez pontos de vantagem que as líderes levam no campeonto sobre as rivais, que chegam à Luz com uma série de cinco vitórias consecutivas: "Neste tipo de jogos, o momento que a equipa atravessa conta muito pouco. O Sporting não é melhor ou pior equipa da altura em que estava com resultados menos positivos. Nenhuma equipa vem para um jogo destes para perder, desmotivada ou a pensar que não vai conseguir. O Sporting de certeza que vem na máxima força e não quer ficar já pelo caminho."

PUB

"Se é uma final antecipada?" - Filipa Patão não fugiu ao desafio. "O que nos tem feito crescer é a humildade com que navegamos neste mar do futebol. Sabemos que não somos invencíveis, apesar de tudo o que já fizemos. Não vamos vencer sempre. Vai ser preciso o melhor Benfica para vencer este Sporting nesta fase. Qualquer adversário que vier a seguir vai complicar-nos a vida, com toda a certeza, e ter uma palavra a dizer. Eu só vou ficar contente quando estiver no Jamor, subir aquela escadaria e conseguir levantar a Taça. Aí, sim, missão cumprida, fomos competentes com todos. Se passarmos esta fase, vem aí outra difícil", perpetivou.

Tem de valer a pena jogar na Luz, com a adesão dos adeptos

Após o último dérbi na Luz, Filipa Patão revelou que iria pedir ao presidente Rui Costa para a equipa feminin disputar ali mais jogos. Um "erro" que a própria admite não repetir, lançando um repto aos adeptos.

PUB

"Cometi um grande erro. Percebi que não posso pedir nada nesta estrutura e direção, porque tudo o que têm feito tem sido de louvar, nos momentos certos. Para valer a pena fazer aqui [na Luz] mais jogos, tem de fazer sentido e a bola está do lado dos adeptos, não só do Benfica, mas em geral. Não faz sentido estar a pedir para os jogos serem no Estádio da Luz se depois não houver adesão. Por isso, faço esse pedido aos adeptos: por favor, façam com que a vida delas, porque isto é o sonho delas, valha a pena, só vale a pena quando nós conseguimos um estádio cheio", atirou a treinadora das águias, rematando o assunto: "Mas o nosso papel é sermos a melhor equipa, sermos mais competentes, vencer o jogo e cativar cada vez mais adeptos. Não temos de nos preocupar em bater recordes."

A técnica do Benfica demonstrou ainda ter a lição bem estudada para a receção às leoas. "O Sporting já se apresentou de duas formas diferentes: em 3x4x3, na Supertaça, pressionante, a querer ter bola, como no ano passado; e em 3x5x2, no jogo da 1ª volta, em Alcochete, mais na expectativa e o bloco um pouco mais baixo do que é costume. Nos últimos jogos, até tem jogado em 4x3x3, com a Alícia [Correia] a jogar por dentro, a fazer o que a [Ana] Borges fazia na linha defensiva. Fazemos o nosso trabalho, que é estudar o adversário e saber as três formas como o Sporting se apresentou. Se vai apresentar-se numa quarta? Temos de estar preparadas", rematou.

Por Mário Duarte
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Feminino Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB