O Sporting da Covilhã conseguiu este domingo assegurar a presença no 'playoff' de manutenção na Liga Sabseg graças ao triunfo tangencial no terreno do Estrela da Amadora (1-0), na 34.ª e última jornada.
Um golo do central brasileiro Héliton, aos 48 minutos, ditou a continuidade do objetivo da permanência no segundo escalão, atirando o Varzim para a Liga 3, apesar da vitória na receção ao Mafra, por 2-0. Assim, a equipa de Leonel Pontes terá uma eliminatória frente ao terceiro classificado da Liga 3, a sair do duelo entre União de Leiria e Alverca.
Já o Estrela da Amadora encerra a temporada na 14.ª posição, com 37 pontos, apenas mais um do que o Sporting da Covilhã, que 'fecha' no 16.º lugar da tabela classificativa.
Os serranos só dependiam de si para jogar o 'play-off' frente ao terceiro classificado da Liga 3 - União de Leiria ou Alverca - e na mente estava o objetivo de marcar um tento que desse conforto e que impedisse algum dissabor proveniente da Póvoa de Varzim.
Desta forma, o Sporting da Covilhã entrou melhor na partida e ameaçou o golo aos 25, pelo central André, que apareceu bem na área, mas cabeceou ao lado, e aos 32, com Tembeng a atirar para boa defesa de Nuno Hidalgo e, na recarga, a disparar por cima.
Com a formação 'tricolor' desinspirada no capítulo ofensivo, Tipote rendeu Michel no ataque aos 36, sem efeitos imediatos, e um golo do Varzim no outro encontro, aos 41, deixou o Sporting da Covilhã em zona de despromoção direta e a ter de arriscar mais.
Esse risco teve os seus frutos logo no reatamento, com o central Héliton a cabecear, na sequência de uma bola parada, para o fundo da baliza amadorense, o que recolocou a turma da Covilhã em posição de 'play-off' e despertou a equipa caseira para a partida.
Os forasteiros agarraram-se à margem tangencial e abdicaram de procurar o tento que lhes desse tranquilidade, mas a pouca acutilância dos comandados de Ricardo Chéu no momento de atirar à baliza contrária permaneceu, numa segunda parte muito faltosa.
Jogo realizado no Estádio José Gomes, na Amadora.
Estrela da Amadora-Sporting da Covilhã, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Héliton, 48 minutos.
Equipas:
- Estrela da Amadora: Nuno Hidalgo, Miguel Lopes (Paulinho, 77), André Duarte, Anthony Correia, Sérgio Conceição, Aloísio, Chapi (Schutte, 61), Afonso Figueiredo, Salomão (Reko, 61), Michel (Tipote, 36) e Fabrício.
(Suplentes: Diogo Santos, Edu Duarte, Maestro, Reko, Xavi, Tipote, Paulinho e Schutte).
Treinador: Ricardo Chéu.
- Sporting da Covilhã: Léo, Arnold, André, Héliton, Lucas Barros, Gilberto, Tembeng, Jean Felipe (Fabrice Tamba, 75), Rui Gomes (Jorge Vilela, 66), Felipe Dini (Camilo, 75) e Kukula (Jaime, 87).
(Suplentes: Bruno, Jaime, Jorge Vilela, Ryan Teague, Sena, Jorginho, Perea, Fabrice Tamba e Camilo).
Treinador: Leonel Pontes.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Barros (42), Miguel Lopes (46), Chapi (48), Rui Gomes (53), Gilberto (61), Tipote (64), Reko (89), Afonso Figueiredo (90), Fabrice Tamba (90+3), Camilo (90+5) e Anthony Correia (90+6).
Assistência: 4.036 espetadores.
Lusa/Fim
Por LusaEduardo Guimarães vai deixar o clube após mais de uma década na presidência
Guarda-redes do Marítimo recebeu prémio de melhor guarda-redes de agosto da 2ª Liga
Guarda-redes espanhol travou um castigo máximo e foi determinante para eliminar o Alverca da Taça de Portugal
Avançado do Ac. Viseu já igualou registo de participação em golos da última temporada
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês