O trabalho discreto que projeta o Marítimo do futuro

João Moura lidera transformação no Marítimo
• Foto: CS Marítimo

Chegou em dezembro de 2024 com um objetivo declarado: tentar devolver o Marítimo ao principal escalão do futebol português. João Moura, diretor desportivo dos verde-rubros, tem sido peça-chave na reconstrução do clube desde que assumiu funções. As metas que o moveram neste desafio ainda não foram alcançadas, mas a presença do Marítimo no pódio da tabela classificativa, ao fim de cinco jornadas, é um bom prenúncio, ainda mais se tivermos em conta o contexto em que encontrou o clube e, sobretudo, o facto de só ter estado envolvido na construção do atual plantel.

E nem a eliminação precoce na presente edição da Taça de Portugal, às mãos do Belenenses, belisca o trabalho que tem vindo a ser realizado, sempre com vista para um futuro sólido. A prova disso foi a vivacidade que transbordou da Gala do Marítimo, no Casino da Madeira, a propósito dos 115 anos do clube, celebrados neste sábado, dia 20 de setembro.

PUB

Há quase um ano, João Moura chegou com o comboio em andamento e a sua entrada coincidiu com uma fase conturbada do histórico clube insular. Uma das suas primeiras escolhas foi a aposta em Ivo Vieira para render Rui Duarte no comando técnico, o que ajudou, na altura, a devolver a serenidade e a estabilidade necessárias ao balneário, garantindo, no fim, a permanência na 2.ª Liga.

Noah Madsen esteve em destaque e Fábio Blanco, contratado ao Villareal já na primeira janela de transferências em que João Moura pôde intervir, mais concretamente em janeiro deste ano de 2025, foi mais uma escolha certeira, tomada juntamente com a direção do Marítimo. Tanto assim é que, após curtos cinco meses, o clube embolsou perto de 2 milhões de euros com a venda do atacante espanhol ao Vitória. Isto já para não falar de Xavi Grande, que está nos Barreiros emprestado pelo Levante e foi mais uma vez pré-convocado pela seleção sub-21 de Espanha. No que toca à prata da casa, é Nélio Batista, de apenas 16 anos, quem vai dando sinais de poder em breve estrear-se na equipa principal.

Esta época, João Moura voltou a participar de forma influente na escolha do treinador e, juntamente com a direção, apontou a Vítor Matos, técnico que trabalhou vários anos com Jürgen Klopp. A aposta, inicialmente rotulada como arrojada por se estrear como treinador principal com apenas 37 anos, está também a revelar-se bastante certeira: bons resultados, futebol pressionante, atrativo e uma equipa cada vez mais unida devolveram vida ao Caldeirão dos Barreiros.

PUB

Apesar do trabalho feito na sombra, a escolha feita para a liderança técnica projetou o Marítimo a nível internacional ou a contratação de Vítor Matos não tivesse sido noticiada pelo maior influencer de transferências do Mundo, o italiano Fabrizio Romano.

Em sintonia com o presidente Carlos André Gomes e a restante direção, João Moura está a conseguir reestruturar o futebol profissional do Marítimo. Além disso, conseguiram garantir as condições necessárias para devolver os verde-rubros à Liga Revelação.

Relativamente à equipa principal, o atual diretor desportivo, de 35 anos, optou por manter a espinha dorsal da época passada e reforçou-a com oito contratações equilibradas entre juventude (Simo e Martin Tejón) e experiência (Raphael Guzzo e Paulo Henrique), criando uma base sólida para o futuro.

PUB

A ligação próxima ao treinador, a discrição com que trabalha e a força que tem no mercado geraram sintonia e confiança junto da estrutura e adeptos. Desta forma, o Marítimo conseguiu resolver o problema que era a lista de jogadores excedentários, mantendo uma base sólida e contratando com critério jogadores que têm mostrado qualidade neste arranque de campeonato.

O Marítimo, como revela a tabela classificativa, é já uma das equipas mais fortes da 2ª Liga e com um dos melhores plantéis da prova, conforme vincou o treinador do Vizela, Ricardo Sousa, antes do duelo da 5.ª jornada (1-1). Um elogio que continuará à prova no futuro. Certo, de momento, é que o Marítimo é um dos clubes que mais se tem destacado neste início da 2.ª Liga.

Por Nuno Barbosa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Marítimo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB