Apesar de ter saído derrotado do encontro com o Feirense (2-1), que ditou a saída prematura do Penafiel na Taça de Portugal, o técnico José Manuel Aira teve um bom arranque no emblema duriense, alcançando os primeiros dois triunfos da temporada de forma consecutiva na 2.ª Liga.
Nas primeiras declarações ao Penafiel, o técnico espanhol, de 49 anos, revelou que se dedicou a "um projeto" capaz de "se desenvolver" em algo bom e que isso foi o ponto mais "importante para a decisão" de abraçar uma nova aventura na carreira.
"Muito positiva, porque as pessoas que eu encontrei no clube, tanto ao nível de trabalhadores como jogadores, foi bom. Os jogadores demonstraram fome, ambição e vontade de ganhar, isso transportou-se para o clube", revelou o técnico natural de Ponferrada, admitindo ser um adepto do trabalho dos treinadores portugueses: "A minha vontade de vir trabalhar para Portugal prende-se pela curiosidade de trabalhar num país diferente e de enfrentar o treinador português, porque penso que é um dos melhores do mundo."
José Manuel Aira, que sucedeu Pedro Russiano, enalteceu ainda a juventude do grupo de trabalho que tem às suas ordens. "Encontrei um plantel jovem, de jogadores repletos de ambição e que querem dar a voltar à situação que estavam a atravessar. Têm muita vontade de trabalhar, sempre de olho atento e curiosos. Isso é fundamental para um treinador, encontrar essa reciprocidade", revelou, arranhando já uma espécie de português e explicando que já reconhece a cultura das bancadas durienses: "Olhando um pouco para a história do Penafiel, vemos que os nossos adeptos valorizam muito a competitividade, querem que sejamos uma equipa positiva, em busca da baliza contrária e eu identifico-me muito com essa ideia. Uma equipa progressiva, proativa e que não espere pelo adversário. Acho que é um estilo que se está a desenvolver, claro que há erros, mas estamos no bom caminho."
"Podemos melhorar algumas coisas, conseguir uma melhor versão de cada jogador, mas não gosto de pensar a longo prazo, devemos pensar sempre no jogo seguinte, pensar em objetivos mais curtos e não no que irá acontecer no final da época", realçou José Manuel Aira, reiterando a expectativa de que os adeptos "acreditem no que se está a fazer". "Acreditem no projeto, porque digo, do fundo do coração, que isto vai ser bom pelo clube e para o povo de Penafiel. A equipa vai tentar dar tudo por eles e espero que aí possam apoiar-nos para dignificarmos, juntos, o clube", finalizou.
Por João AlbuquerqueTreinador do Penafiel concedeu a primeira entrevista aos canais oficiais do clube
Fogaceiros acabam a sorrir no duelo antecipado da 9.ª jornada
Alterações imediatas de José Manuel Airas devolveram as vitórias e trancaram a baliza
Penafiel regressou ao Seixal, palco do último golo da carreira do malogrado jogador
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1