Pela batuta de Ricardo Costa, filho de Valter Costa, antigo jogador de Sporting, Marítimo e Portimonense, que na década de noventa também fez história no clube, o Alcains é o primeiro campeão distrital de futebol da época 2023/24.
Ao vencer na noite de quarta-feira o Idanhense, por 2-0, em partida antecipada da 8.ª jornada da fase de apuramento do campeão, a formação da vila do antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, alargou para 20 (!) os pontos de vantagem para o 2.ºs classificados (Águias do Moradal e Pedrógão), quando há seis rondas (10 pontos) em disputa na prova da AF Castelo Branco.
O treinador fala de uma equipa "com qualidade de divisão superior". Ricardo Costa, de 51 anos, tem um largo trajeto no futebol e como responsável técnico confessa que nunca conduziu um grupo "com tanta capacidade de trabalho".
"É um título com requinte de outros escalões e alcançado com muita competência", realça.
O antigo avançado de V. Setúbal, Barreirense, Campomaiorense, BC Branco, Darlington e Trofense acredita que está criada em Alcains uma dinâmica capaz de colocar cobro ao habitual sobe e desce e estabilizar os beirões no Campeonato de Portugal. "O Alcains sabe que nas últimas três incursões pelo Campeonato de Portugal, praticamente estava condenado à descida no final da 1.ª volta. Pode potenciar a dinâmica e organização conseguidas", remata.
Individualmente, o destaque vai para o avançado brasileiro Igor Henrique, uma máquina trituradora de defesas, com 42 golos em 24 jogos oficiais.
Por Artur Jorge SaraivaCaso aconteceu na 2ª jornada do Campeonato da Graciosa de seniores masculinos, com o São Roque
Expulsão do treinador dos visitantes terá intensificado a situação
Documento ao qual Record teve acesso revela elementos da massa insolvente a serem incluídos no processo
Na sequência do pedido de encerramento da administradora judicial
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana