_
Nesta segunda-feira, 15 de outubro, faz exactamente um ano que um violento incêndio atacou a zona centro de Portugal Continental, com o concelho da Pampilhosa da Serra a ser um dos mais afetados. A 15 de outubro de 2017, o Grupo Desportivo Pampilhosense jogou à tarde - perdeu por 1-0 em Oliveira do Hospital - e os jogadores foram 'a correr' para a Pampilhosa da Serra salvar as suas casas e familiares, vivendo uma noite absolutamente terrível. O Estádio Municipal da Pampilhosa da Serra ficou parcialmente queimado assim como o relvado, impedindo a equipa de disputar jogos em casa desde então.
Convém recordar que a equipa e o staff andaram toda a época "com a casa às costas", uma vez que fizeram os jogos todos, na prática, fora de casa, reunindo a ajuda de outros clubes da região que gentilmente cederam os seus recintos para o Pampilhosense jogar na condiçã de visitado. E foi dessa forma que... fez a melhor época da história do clube: terminou no 4.º lugar, com 52 pontos, a 4 do pódio que reuniu Oliveira do Hospital (79), Condeixa (79) e Carapinheirense (56).
Mas, volvido um ano, a esperança está de volta graças ao trabalho do povo, das entidades locais, da Autarquia e da ajuda imensa, inclusivamente da Federação Portuguesa de Futebol. Factor curioso é que este domingo, o Pampilhosense foi ao terreno do Lagares da Beira - jogar no concelho de Oliveira do Hospital tal como há exactamente um ano... - ganhar por 4-2, somando por vitórias os três jogos efetuados e lidera a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra quando... dentro de uma semana recebe o Condeixa, principal favorito à subida, no seu estádio e relvado já renovados! Será um momento marcante para todos os pampilhosenses, depois de ultrapassado um período muito complicado que ultrapassaram e aproveitaram para renascer.
Recorde-se que o Record fez uma reportagem na Pampilhosa da Serra em janeiro, mostrando ao País os estragos imensos que o violento incêndio de outubro de 2017 provocou. Mas as serras da Pampilhosa já recuperaram algum do verde... da esperança para um povo e uma equipa que sofreu mas soube dar a volta por cima.
1/12
Comissão de Gestão anuncia decisão em contexto de dificuldades administrativas e financeiras
Clube do concelho de Loures disputa subida ao Campeonato de Portugal
Jogadores da equipa B, contratualmente gerida por dois empresários, foram postos na rua, por falta de pagamento
De acordo com um requerimento enviado por Maria Clarisse Barros, administradora de insolvência dos axadrezados, ao Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, o clube portuense já liquidou as despesas correntes deste mês
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME