O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, disse esta sexta-feira que "os regulamentos existem e vão ser aplicados" no caso dos problemas de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota. O dirigente não quis fazer comentários sobre o relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), conhecido esta tarde, e frisou que "a comissão de vistorias da Liga também se vai pronunciar".
"Os regulamentos existem e vão ser aplicados. O que ressalvo é que foram salvaguardadas as questões da segurança. Queremos é que tudo volte à normalidade e tudo vai acontecer naturalmente", disse à margem da cerimónia de abertura da Cidade Europeia do Desporto Braga'2018.
O encontro disputado na segunda-feira entre o Estoril Praia e o FC Porto, da 18.ª jornada da Liga NOS, foi interrompido ao intervalo devido a problemas de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota, que motivaram a sua evacuação e obrigaram centenas de adeptos dos 'azuis e brancos' a descer para o relvado.
Pedro Proença considera que "a Liga tem respondido de forma muito afirmativa a todas estas questões" e notou esperar ainda "relatórios complementares" para uma tomada de posição final.
"Temos regulamentos relativamente às questões de segurança e obviamente os relatórios técnicos vão revelar o que efetivamente aconteceu. Salvaguardadas as condições de segurança, teremos as consequências daquilo que se passou", disse.
Sobre as críticas do Sporting em relação à data da segunda parte do jogo (21 de fevereiro), disse que há que "perceber que as equipas têm as suas responsabilidades, têm um campeonato e competições internacionais, têm períodos de descanso que têm de ser cumpridos por regras nacionais e internacionais".
"Foram cumpridos estes requisitos e o que acontecerá depois acontecerá com toda a naturalidade", disse.
Questionado sobre os frequentes ataques entre os dirigentes dos principais clubes portugueses, o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, apelou ao "bom senso e serenidade", notando, contudo, que o Governo não tem responsabilidade direta sobre todas as matérias. "Há matérias a ser discutidas no âmbito do futebol que têm que ver com a justiça, investigações que têm que acontecer e sobre as quais a secretaria de Estado não tem tutela direta", disse.
Por LusaDragões, que passam a somar dois triunfos na Liga Europa, sofreram para bater o Estrela Vermelha
Atual presidente e novamente candidato à liderança do Benfica abordou a atualidade do clube e do futebol português no Now
Presidente do Benfica recusa, no entanto, afirmar que os leões dominam as instituições do futebol português
Grupo manifestou-se no jogo com o Alverca, a 20 de setembro, com tarjas alusivas ao fim do protocolo de cedência do Lajedo
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás