«Ainda não ganhámos nada»

«Ainda não ganhámos nada»
• Foto: Carlos Gonçalves

Evitar euforias desmedidas e manter a concentração total até ao final da temporada. Esta é a grande preocupação de Luís Filipe Vieira e seus pares, depois da vitória frente ao Sporting que reforçou a liderança das águias no campeonato e deixou o segundo classificado a uma distância de quatro pontos.

O presidente não quer que se cometam erros passados e já por diversas vezes fez questão de transmitir a Jesus que a procissão vai no adro. “Calma, ainda não ganhámos nada.” Esta é uma mensagem transversal a toda a estrutura, e o próprio técnico também a tem passado para o balneário, com o objetivo dos jogadores pensarem apenas jogo a jogo, encarando cada desafio como uma final.

PUB

Após a vitória no dérbi, a mensagem foi sublinhada com mais frequência. O que aconteceu nas duas últimas épocas, em que as águias desperdiçaram vantagens confortáveis e permitiram a ultrapassagem do FCPorto, serve de aviso para o universo encarnado. A conquista do campeonato volta a ser o objetivo primordial para este ano desportivo e, por isso, Vieira tenta colocar um travão na euforia.

Basta recordar as últimas mensagens públicas do presidente para se perceber que o discurso vigente nesta altura é mesmo marcado pela calma e ponderação. Ainda após a vitória sobre o Sporting, o líder garantiu que a equipa vai pensar jogo a jogo e treina-se sempre no máximo para estar preparada para os desafios que se avizinham. Jesus, esse, alinha pelo mesmo diapasão. “Está tudo em aberto.”

PUB

AVANÇOS E RECUOS

2009/10

Na primeira época de Jesus, os encarnados ocupavam a 2.ª posição, a dois pontos do Sp. Braga. A ultrapassagem deu-se na 20.ª ronda. O fosso passou a ser de um ponto, mas o Benfica aguentou a perseguição, chegou a ter mais seis pontos e sagrou-se campeão com vantagem de cinco.

PUB

2011/12

À 18.ª jornada, a equipa da Luz comandava confortavelmente, com mais cinco pontos do que o FC Porto. Nas três rondas seguintes, esbanjou todo o crédito e os dragões saltaram para o lugar mais alto da classificação, somando mais três pontos do que o adversário na luta pelo título.

2012/13

PUB

Nova época de avanços e recuos. Com os mesmos pontos do que o FC Porto na 18.ª jornada, as águias descolaram na 21.ª e, à 27.ª, tinham mais quatro. Porém, o castelo ruiu nas duas rondas seguintes, consequência do empate com o Estoril e derrota com dragões, na cidade invicta.

2013/14

O campeonato não começou bem para a formação de Jesus que chegou a estar a cinco pontos da liderança, na 8.ª jornada. Depois, iniciou a recuperação e, à 10.ª, já estava em primeiro, igualada com o Sporting. Hoje, segue na frente, com mais quatro pontos do que os dragões e cinco do que os leões.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB