António Guterres ficou bastante aborrecido com as cenas nada edificantes ocorridas no sector dos adeptos do Sporting antes, durante e depois do "derby". O primeiro-ministro não escondeu o que lhe ia na alma. "São atitudes intoleráveis. Espero que não se repitam, pois o futebol deve constituir um veículo para disseminar a amizade", afirmou António Guterres.
No que diz respeito ao desafio propriamente dito, o primeiro-ministro gracejou. "É mais fácil vir ver o Benfica do que aprovar o Orçamento", atirou António Guterres, comentando os principais momentos da partida: "A segunda parte foi mais agradável do que a primeira. O Benfica mereceu ganhar, mas o Sporting saiu excessivamente castigado da Luz."
O líder governamental, que demonstrou estar por dentro do fenómeno futebolístico, elogiou João Tomás. "O João Tomás tem sido uma revelação. Não custou milhões de contos, mas possui muita força e energia. Será, num futuro próximo, um dos grandes valores do futebol português", salientou António Guterres, que evitou pronunciar-se sobre se o Benfica ficou mais próximo do título: "O futuro a Deus pertence. O Benfica ainda tem de percorrer um longo caminho para ser uma equipa de nível europeu como já o foi, mas confio que lá chegará."
Armando Vara: "Cenas deploráveis!"
Armando Vara saiu irritado do Estádio da Luz por causa dos distúrbios verificados no final da partida. O ministro do Desporto não se conteve. "Tudo o que esteja relacionado com violência é deplorável. A Polícia tem de agir com dureza. Em termos legislativos está tudo feito. Este tipo de situações nada têm a ver com isso. Têm a ver com medidas de dissuasão e repressão", explicou o membro do Governo, que não esperava um resultado tão desnivelado: "Estou satisfeito com o resultado. Não contava com uma vitória tão expressiva."
José Sócrates: "Não foi bonito"
José Sócrates também lamentou o facto de os adeptos sportinguistas terem provocado desacatos. "Não foi bonito", disse o ministro do Ambiente. Este foi, aliás, um dos dois aspectos que José Sócrates não apreciou. "Também não gostei dos assobios ao João Pinto", referiu, confessando ter ficado encantado com a exibição dos encarnados: "Foi uma noite mágica. Há muito tempo que já não via o Benfica ganhar assim ao Sporting. Mereceu vencer, apesar de ter tido a sorte pelo seu lado. Em relação ao João Tomás, penso que está a nascer uma estrela."
Águias com cenário complicado para passarem à próxima fase
Guarda-redes ucraniano foi o melhor das águias
Lateral deixou encontro com problemas físicos
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze