Bo Andersson ou Bosse Andersson, como é conhecido, é um nome familiar para portugueses. Na década de 1990, ainda na qualidade de jogador, envergou a camisola do Sp. Braga, como avançado cumprindo 17 encontros oficiais. Contudo, foi pelo Djurgarden que se notabilizou e é no clube sueco que se mantém, agora na condição de diretor-desportivo.
Em entrevista ao 'Fotboll Direkt', conduzida pelo jornalista Ola Gustavsson, o dirigente assumiu conversas com o Benfica para levar a cabo uma parceria, tendo viajado para Portugal nos últimos tempos.
"É verdade que durante vários dias encontrámo-nos com representantes do Benfica e vimos vários jogos, tanto dos sub-23 como dos sub-19. [As conversas] podem tratar-se principalmente de uma troca entre de conhecimento entre as academias do Djurgarden e do Benfica", começou por explicar Andersson, de 54 anos.
Alexander Bah, Fredrick Aursnes, Andreas Schjelderup e Casper Tengstedt são todos escandinavos e chegaram à Luz no último ano. Esse aproximar de ideias poderá ficar ainda mais patente com uma parceria com o atual 8º classificado do campeonato sueco, com quatro pontos em três jornadas disputadas.
"É claro que é uma enorme oportunidade. Este é um dos maiores clubes da Europa com 260 mil sócios. Um clube enorme. É claro que há muito a aprender e a podermos inspirar-nos. Eles estão agora interessados no mercado escandinavo e depois do nosso sucesso na Liga Conferência, é mais fácil conhecer clubes como este. Mostrámos, por assim dizer, o que somos", frisou o diretor-desportivo que está em funções desde 2020.
Depois de reunir com responsáveis do Benfica, Bosse Andersson explicou de que forma o Djurgarden poderá tirar proveito de um possível convénio com as águias. "Voltamos para casa com inspiração e influências e voltaremos a contactar o Benfica. Quero procurar formas de intercâmbio entre as nossas academias. Ainda não sabemos como o fazer, não é possível apenas copiar, mas a longo prazo podemos tornar o Djurgarden ainda melhor", garantiu o dirigente do clube eliminado pelo Lech Poznan nos oitavos de final da Liga Conferência e que já foi oito vezes campeão sueco na história.
Por Flávio Miguel SilvaDiretor-geral do futebol afirmou que os encarnados vão estar "atentos aos critérios" depois da expulsão de Dedic por acumulação de amarelos
Médio italiano de 18 anos assina contrato com as águias até 2028
As negociações estão na fase final e o candidato conta apresentá-lo até ao final do mês, com o perfil a apontar para um estrangeiro com experiência
Antigo chefe do departamento de futebol do Benfica agradado com possibilidade de voltar a ver o internacional português com a camisola encarnada vestida
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial