O presidente da Federação Moçambicana de Futebol defendeu esta sexta-feira, em declarações à Lusa, que Eusébio, antigo futebolista do Benfica e da seleção portuguesa nascido em Moçambique, deveria ter uma estátua ou o nome de uma rua em Maputo.
No dia em que o corpo de Eusébio é trasladado para o Panteão Nacional, em Lisboa, Feisal Sidat considera "justo e oportuno" dar-lhe "um lugar digno" e lamenta que o Governo moçambicano não tenha ainda prestado a devida homenagem à antiga estrela do futebol mundial que nasceu na então Lourenço Marques.
Eusébio, recorda o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, era uma "figura muito querida no país", à semelhança do antigo capitão do Benfica Mário Coluna, que morreu no ano passado em Maputo, e ambos "vão ficar para sempre no coração dos moçambicanos".
Feisal Sidat destaca também a figura do pantera negra no bairro da Mafalala, na capital moçambicana, onde cresceu e começou a jogar futebol e "onde mesmo os mais jovens recordam a sua memória".
"É importante que estes feitos do Eusébio e de outros grandes desportistas nos grandes palcos europeus e do mundo não sejam esquecidos e deixem uma história para que aprendamos o que eles foram e como viveram", defendeu ainda o dirigente federativo.
O Panteão Nacional recebe hoje os restos mortais de Eusébio, antigo futebolista do Benfica e da seleção e símbolo do desporto português, que morreu a 5 de janeiro de 2014 com 71 anos.
Candidato às eleições do Benfica pela Lista B fala também do desaire da equipa no jogo frente ao Newcastle
José Theotónio explica missão após críticas de Nuno Catarino e promete auditoria
Presidente do Benfica e candidato às eleições de sábado diz que não promete aos sócios que o clube não tem de vender
"É demasiado", gritou Pawel Raczkowski
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze