_
Your browser doesn’t support HTML5 video
O soco de Samaris a Diego Ivo no tempo de compensação do Moreirense-Benfica tem feito correr muita tinta e coloca o médio encarnado no centro de todas as atenções, com várias vozes a pedirem um castigo para o jogador - o Sporting, por exemplo, solicitou o levantamento de um auto por flagrante delito, que levará à abertura de um processo sumário.
Ora, precisamente por se tratar sempre de um processo sumário - e não de uma suspensão decorrente de uma expulsão em jogo -, o médio grego pode ficar de fora até um máximo de um mês - ao contrário do que poderia suceder caso a agressão tivesse sido observada pelo árbitro Tiago Martins (aí a situação - analisada com base no artigo 151 do Regulamento Disciplinar da Liga - poderia acarretar uma suspensão entre um e 10 jogos).
O caso será, ao invés, analisado com base nos artigos 257.º e 258.º, sendo que neste segundo artigo está escrito que "se considera verificada em flagrante a infração que é detetada através de objetos ou sinais percecionados diretamente, ainda que através da visualização de imagens televisivas, que mostrem claramente que a infração foi cometida e o agente nela participou". Será por esta via que o caso de Samaris será analisado - com base em imagens televisivas ou outras.
Por agora o pedido do Sporting irá ser analisado pela Comissão de Instrutores, que tem três dias para elaborar o auto que será depois enviado ao Conselho de Disciplina (CD), a quem cabe a decisão de castigar ou absolver o jogador no prazo de cinco dias. O processo poderá conhecer 15 dias de apreciação adicionais, isto caso o CD entenda como indispensável a execução de diligências para apurar a verdade dos factos.
Uma coisa é certa: a 12 dias do dérbi com o Sporting, o internacional helénico corre sérios riscos de ser baixo para essa partida e, adicionalmente, falhar outros três encontros (Marítimo, Estoril e Rio Ave).
Notícia atualizada às 22.16
Por João Socorro ViegasMédio entrou aos 83' frente ao Real Madrid e foto tirada no balneário prova que a lesão sofrida a 2 de janeiro ainda suscita cautelas
António Ferreira refere que o camisola 1 do Benfica merece o que está viver, já que é um "bom guarda-redes, mas ainda melhor pessoa"
Maryna Mykhailenko agradece ao guarda-redes por se manter atento ao que se passa no país e destaca-o como um "verdadeiro embaixador"
Extremo bisou frente ao Real Madrid e foi eleito o jogador da semana; guarda-redes apontou o golo que garantiu o apuramento para o playoff
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Além das penalizações aos clubes, a federação chinesa anunciou a expulsão vitalícia de 73 pessoas ligadas ao futebol
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos