Oblak entra no grupo dos dez mais valiosos

Oblak entra no grupo dos dez mais valiosos
• Foto: vitor chi

Jan Oblak entrou diretamente para o grupo dos dez guarda-redes mais caros do futebol mundial. O internacional esloveno ocupa o sétimo lugar desse ranking, contabilizando as movimentações este milénio, graças aos 16 milhões de euros que o Atlético Madrid paga ao Benfica.

Agora, sim, a transferência de Oblak do campeão português para o espanhol é oficial. Ontem, os colchoneros foram os primeiros a tornar pública a contratação, através do respetivo site na internet. Mais tarde, às 17h44, foi a vez de o Benfica enviar um comunicado à CMVM, dando conta do negócio. Os encarnados informaram que os direitos económicos e desportivos foram cedidos, a título definitivo, mediante o pagamento do “valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade”. O ex-camisola 41 das águias estava vinculado até 2018.

PUB

Valorização

A transferência de Oblak, que destronou Artur da baliza encarnada em dezembro passado, representa uma valorização enorme. O esloveno chegou em 2010 ao Benfica, que desembolsou um milhão de euros, ou seja, 6 por cento do que recebe agora do clube do Vicente Calderón.

PUB

Nos lugares mais cimeiros deste ranking dos guarda-redes mais valiosos estão nomes sonantes, não deixando de ser curioso que algumas operações de vulto foram feitas em Itália. Ou não se tratassem de gigantes das balizas, casos de Buffon, Toldo ou Peruzzi. De salientar que o último já tinha protagonizado uma transferência, de 19 milhões de euros, da Juventus para o Inter Milão, em 1999.

Depois da temporada que realizou no Benfica, Oblak despertou a atenção de alguns clubes europeus, nomeadamente Real Madrid, Atlético Madrid e Valencia. Os campeões europeus não deram andamento a esse interesse, ao contrário dos outros dois clubes espanhóis. Os colchoneros ganharam a corrida, ao ponto de Oblak não se ter apresentado no Seixal, no dia 7, contrariando as indicações que tinha. Em função disto, a SAD dificultou a saída, mas os dois clubes retomaram o diálogo e chegaram a um acordo. Garantido o pagamento dos 16 milhões de euros, faltava a oficialização do acordo. O esloveno vai assinar por seis épocas.

Seis meses sem perder um jogo

PUB

• Oblak conquistou a titularidade na baliza do Benfica em dezembro, beneficiando de uma lesão de Artur no jogo com o Olhanense, relativo ao campeonato. O esloveno acabou por realizar 26 jogos ao serviço do Benfica e a verdade é que nunca conheceu o sabor da derrota: somou 21 triunfos e só consentiu cinco empates. A nível de títulos a época também acabou por revelar-se extremamente positiva para o guarda-redes, que deixa o clube português com três conquistas (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga) .

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB