Presidente do Benfica lembra a forma como o antigo selecionador o acalmou depois da expulsão no Alemanha-Portugal de 1997
Rui Costa recordou com carinho Artur Jorge, destacando a importância do antigo jogador e treinador para o Benfica, em particular, e para o futebol português, em geral.
"Uma enorme tristeza, como disseram. Uma referência do futebol nacional e mundial, todos os portugueses devem estar orgulhosos de pessoas que tiveram carreiras como a do míster Artur Jorge. Estou em representação também do Benfica, enquanto presidente, por tudo aquilo que deu ao clube, como jogador e treinador, mas também em nome pessoal, pois foi meu treinador na Seleção. Uma tristeza enorme ver partir pessoas assim, tão queridas e tão boas para o país, que merecem esta homenagem de todo o país", afirmou, aos jornalistas, o presidente encarnado, à entrada da Basílica da Estrela, onde decorre esta sexta-feira o velório do ex-técnico, que morreu ontem aos 78 anos.
Relacionadas
A importância de Artur Jorge para Rui Costa estendeu-se até à Seleção Nacional. "Ele treina a Seleção depois do Euro'1996 e para todos nós naquela geração, que não tinha tido a oportunidade de ter mais cedo o míster Artur Jorge, era um bocado o 'rei vai treinar-nos'. Era o sentimento de 'ver o que isto vai dar, como ele é realmente'", lembrou Rui Costa, recordando depois a "história que nunca gosta de contar", relativa à expulsão no Alemanha-Portugal de 1997, quando o árbitro lhe mostrou o segundo amarelo quando estava a ser substituído, precipitando o empate e consequente adeus à qualificação para o Mundial'1998.
"A minha expulsão na Alemanha pelo Marc Batta acaba por nos tirar do Mundial'1998 e ele paga, injustamente, por isso. Eu estava desesperado e ele tentou que eu levantasse a cabeça. Vocês conhecem bem o perfil deste senhor, um grande homem, inteligente e grande condutor de homens. Foi o que ele fez nesse dia comigo e agradeço-lhe. Foi um privilégio tê-lo connosco", frisou o líder das águias.
Questionado sobre as palavras de José Mourinho, que afirmou que "Portugal esqueceu que havia um histórico do nosso desporto", Rui Costa voltou a destacar a importância de Artur Jorge na evolução do futebol nacional: "Foi um grande senhor do futebol português e como tal, assim como outros portugueses em outras áreas, devem ser bem lembrados pelo país. Infelizmente, pela dimensão do nosso país, e cada vez tendo mais nome lá fora, mas naquelas alturas em que ele jogou e treinou não havia aqueles meios todos para sermos conhecidos lá fora. E Artur Jorge é uma dessas personagens que levou bem alto o nome do futebol português."
Entrou na segunda parte e saiu 15 minutos depois
Campeão nacional vence por 2-1, em jogo da jornada 10 do campeonato nacional
Extremo espreita lugar no onze do Benfica diante do Atlético
Júlio Lourenço, que morreu no mês passado, foi orientado pelo 'Special One' no V. Setúbal
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Segundo o organismo, a decisão surge para "valorizar o jogo, enquanto produto televisivo"