Presidente do Benfica lembra a forma como o antigo selecionador o acalmou depois da expulsão no Alemanha-Portugal de 1997
Rui Costa recordou com carinho Artur Jorge, destacando a importância do antigo jogador e treinador para o Benfica, em particular, e para o futebol português, em geral.
"Uma enorme tristeza, como disseram. Uma referência do futebol nacional e mundial, todos os portugueses devem estar orgulhosos de pessoas que tiveram carreiras como a do míster Artur Jorge. Estou em representação também do Benfica, enquanto presidente, por tudo aquilo que deu ao clube, como jogador e treinador, mas também em nome pessoal, pois foi meu treinador na Seleção. Uma tristeza enorme ver partir pessoas assim, tão queridas e tão boas para o país, que merecem esta homenagem de todo o país", afirmou, aos jornalistas, o presidente encarnado, à entrada da Basílica da Estrela, onde decorre esta sexta-feira o velório do ex-técnico, que morreu ontem aos 78 anos.
Relacionadas
A importância de Artur Jorge para Rui Costa estendeu-se até à Seleção Nacional. "Ele treina a Seleção depois do Euro'1996 e para todos nós naquela geração, que não tinha tido a oportunidade de ter mais cedo o míster Artur Jorge, era um bocado o 'rei vai treinar-nos'. Era o sentimento de 'ver o que isto vai dar, como ele é realmente'", lembrou Rui Costa, recordando depois a "história que nunca gosta de contar", relativa à expulsão no Alemanha-Portugal de 1997, quando o árbitro lhe mostrou o segundo amarelo quando estava a ser substituído, precipitando o empate e consequente adeus à qualificação para o Mundial'1998.
"A minha expulsão na Alemanha pelo Marc Batta acaba por nos tirar do Mundial'1998 e ele paga, injustamente, por isso. Eu estava desesperado e ele tentou que eu levantasse a cabeça. Vocês conhecem bem o perfil deste senhor, um grande homem, inteligente e grande condutor de homens. Foi o que ele fez nesse dia comigo e agradeço-lhe. Foi um privilégio tê-lo connosco", frisou o líder das águias.
Questionado sobre as palavras de José Mourinho, que afirmou que "Portugal esqueceu que havia um histórico do nosso desporto", Rui Costa voltou a destacar a importância de Artur Jorge na evolução do futebol nacional: "Foi um grande senhor do futebol português e como tal, assim como outros portugueses em outras áreas, devem ser bem lembrados pelo país. Infelizmente, pela dimensão do nosso país, e cada vez tendo mais nome lá fora, mas naquelas alturas em que ele jogou e treinou não havia aqueles meios todos para sermos conhecidos lá fora. E Artur Jorge é uma dessas personagens que levou bem alto o nome do futebol português."
Águias e vila-condenses acertam o calendário esta terça-feira, em jogo relativo à 1.ª jornada da Liga
Canididato apresenta já medidas que quer ver incluídas
Acompanhe as incidências do jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga Betlic
Ex-internacional holandês, vencedor da Champions em 2010 pelo Inter - sob o comando de Special One -, falou ao 'De Telegraaf'
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido