Rodrigo Pinheiro tem sido um dos jogadores em destaque na Seleção sub-21 que está a disputar o Europeu na Eslováquia, dando seguimento à boa trajetória que fez ao serviço do Famalicão, na segunda metade da época. O lateral, de 22 anos, é totalista na competição e culminou a fase de grupos com um golo na vitória frente à Geórgia.
Numa equipa que tem estrelas como Geovany Quenda, Tiago Tomás e Paulo Bernardo, Rodrigo Pinheiro está a aproveitar a montra para se valorizar em larga escala, somando boas exibições no onze comandado por Rui Jorge.
O jovem lateral está assim a capitalizar todo o trabalho que desenvolveu ao longo da formação no V. Guimarães e, especialmente, no FC Porto, onde chegou a merecer a chamada de Sérgio Conceição aos treinos da equipa principal, tendo entrado num jogo particular. Rodrigo Pinheiro foi utilizado no encontro de apresentação dos dragões aos sócios, em 2023/24, diante do Rayo Vallecano.
No entanto, a aposta não teve seguimento, mas o lateral internacional em todos os escalões de formação não baixou os braços e aproveitou a equipa B do FC Porto para se mostrar e projetar-se para outros patamares, tendo visto o Famalicão abrir-lhe as portas da 1.ª Liga, no verão de 2024.
Rodrigo assinou contrato até 2028, mas se mantiver o nível exibicional que tem evidenciado até agora no Europeu, não é de estranhar que cheguem a Famalicão propostas para o tentar levar, no seguimento do que já aconteceu com o seu companheiro de equipa e de Seleção, Gustavo Sá.
Na temporada de estreia no emblema minhoto, o lateral participou em 30 jogos, sendo que nas últimas 19 jornadas do campeonato foi titular e totalista em 18, tendo falhado apenas um encontro devido a castigo. Um ativo que se vai valorizando para satisfação do presidente da SAD do Famalicão, Miguel Ribeiro, habituado a fazer grandes negócios.
Por Rui SousaLateral assistiu frente ao V. Guimarães
Extremo marcou nos últimos dois jogos
Extremo do Famalicão refletiu na "estratégia" utilizada para chegar ao 2.º golo no triunfo frente ao V. Guimarães
Mathias de Amorim e Sorriso decisivos para regresso dos famalicenses aos triunfos, num jogo em que o Vitória foi pouco ameaçador
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser aprovada pelas Sociedades Desportivas"
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN