A estreia de Marco Ferreira é o principal atractivo do FC Porto-Gil Vicente desta noite. O ex-sadino tem o caminho para a titularidade aberto pela lesão de Capucho, pelo que poderá merecer a confiança de José Mourinho logo nas escolhas iniciais. No entanto, subsiste a dúvida sobre até que ponto o técnico estará disposto a correr riscos numa eliminatória da Taça de Portugal que se adivinha dura de roer.
Em Alvalade, Clayton rendeu Capucho no decurso do segundo tempo, pelo que terá de ser colocada a hipótese académica do brasileiro entrar para a esquerda, sendo Derlei desviado para a direita. Ainda assim, e mesmo nesse cenário, Marco Ferreira acabará sempre por dispor de alguns minutos de jogo para sentir pela primeira vez a experiência de actuar com a camisola portista.
O jogador contratado ao Vitória de Setúbal foi o único reforço de Inverno do FC Porto para cobrir as carências específicas do flanco direito do ataque. A sua chegada implicou a saída de Cândido Costa e teve como efeito colateral imediato uma subida de rendimento de Capucho nos jogos com o Varzim e o Sp. Braga. Na semana passada, Mourinho já tinha feito questão de levar Marco Ferreira para estágio, mesmo não sendo ainda elegível para o embate com os arsenalistas. Para defrontar o Sporting já seria opção, mas Marco acabou por ficar no banco, reservando a sua grande estreia pelo FC Porto para esta noite, contra o Gil Vicente.
Deco pronto
Se Capucho ficou de fora por uma contusão na coxa esquerda, já Deco e Maniche foram dados como aptos, apesar de terem chegado de Alvalade com mazelas. O futuro luso-brasileiro tem o peso que se conhece na manobra azul e branca e Maniche só marcou dois golos contra o Gil Vicente no jogo realizado nas Antas para a SuperLiga, e no qual os dragões triunfaram por 3-1, após terem estado em desvantagem por culpa de um grande golo de livre directo de Nuno Amaro.
A outra baixa significativa é de Nuno Valente. No entanto, Mourinho já desvalorizou o problema garantindo que Mário Silva será chamado à titularidade, seguramente para esquecer a intervenção infeliz na recepção à Académica. Secretário continua fora das opções por uma entorse no joelho direito.
Elias nas hipóteses
A presença do jovem Elias é uma interessante novidade na convocatória de José Mourinho. O brasileiro que alinha pela equipa B é um médio versátil que poderia dar alguma ajuda no caso de algum dos principais elementos do meio-campo não estar ao seu melhor nível.
Oriundo do Corinthians Alagoano, no Verão de 2001, teve oportunidade de integrar o estágio de pré-época dos portistas, em França, em Julho de 2002. O seu trabalho e a facilidade com que se integrou no grupo permitiram-lhe ficar até ao final da digressão gaulesa, a par do trinco Joca, quando chegou a estar previsto o seu regresso para o final do terceiro encontro, sorte que tocou a Manuel José e Reinaldo.
Curiosamente, Elias foi chamado pela primeira vez a uma convocatória da equipa principal do FC Porto na época passada, antes do jogo com o Sp. Braga para a Taça de Portugal. Na altura, nem se sentou no banco e os dragões foram, como se sabe, eliminados.
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana