Fernando Gomes assume as finanças

Fernando Gomes assume as finanças
• Foto: DUARTE RORIZ

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto e ministro da Administração Interna, Fernando Gomes, vai ser o novo administrador responsável pela área financeira na SAD azul e branca.

Essa alteração já foi comunicada à CMVM e resulta do pedido de renúncia apresentado por Angelino Ferreira. O responsável interino pelas contas verá a sua saída produzir efeitos a partir de 31 de março, deixando o último trimestre da temporada já a cargo do seu sucessor.

PUB

Ao que Record apurou, a saída de Angelino Ferreira está ligada a divergências quanto à estratégia de gestão da sociedade que têm vindo a agudizar-se ao longo dos últimos meses. Trata-se, de alguma forma, de uma repetição da situação que aquele economista já viveu em 2001, quando acabou por sair da SAD depois de se ter oposto ao investimento na contratação do avançado Pena.

Todavia, a diferença é que, há mais de uma década, Angelino transitou para a EuroAntas, empresa do Grupo FC Porto responsável pela construção do Estádio do Dragão, sendo peça-chave na concretização da obra do novo anfiteatro. Acabando por voltar à sua pasta original quando outro Fernando Gomes, agora presidente da FPF, deixou a SAD para se lançar na liderança da Liga.

PUB

Agora, caberá a Fernando Manuel Santos Gomes, economista licenciado pela Universidade do Porto, de 68 anos, cooptado em reunião do Conselho de Administração, assumir um novo papel. Ele que já era membro do Conselho Consultivo da SAD e do Conselho Superior do FC Porto, sempre próximo de Pinto da Costa.

Apoio explícito ajudou... Rui Rio

Fernando Gomes presidiu à Câmara do Porto entre 1989 e 1999, altura em que aceitou a pasta da Administração Interna no governo de António Guterres. Tentou voltar à edilidade nas eleições de 2001, mas nem o apoio explícito de Pinto da Costa foi suficiente para lhe dar a vitória. Rui Rio usou esse apoio do FC Porto a seu favor e deu início a uma longa cisão.

PUB

Ponto da situação

A administração da SAD vai passar a ser constituída por Pinto da Costa (presidente), Adelino Caldeira, Reinaldo Teles, Fernando Gomes e Rui Vieira de Sá, elemento não executivo que representa a construtura Somague

No exercício de 2012/13, a SAD apresentou lucro de 20,3 milhões de euros, registando cinco anos positivos nos últimos seis. No 1.º trimestre de 2013/14, únicos números conhecidos desta temporada, o prejuízo foi de 12,43 milhões

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB