A autonomia de Julen Lopetegui para liderar processos de contratação continua intocável e voltou a revelar-se na forma como o FC Porto geriu o dossiê Iker Casillas. A imprensa espanhola tem elogiado o desembaraço do treinador, que pegou no telefone e fez valer a sua relação pessoal com o guarda-redes do Real Madrid. Um cenário que causa espanto do outro lado da fronteira, mas que já é sobejamente conhecido em Portugal.
A alcunha de "negociador" já lhe foi atribuída pela mesma imprensa do país vizinho que o colocou entre as opções ponderadas pelo Real Madrid para uma eventual rendição de Carlo Ancelotti, embora a opção final tenha recaído em Rafa Benítez, que possui maior estofo, fruto da sua carreira internacional. Quanto a Lopetegui, começou por telefonar a Casillas há precisamente uma semana para esclarecer informações que lhe tinham chegado de que haveria disponibilidade por parte do guarda-redes para representar o FC Porto. Tomadas as rédeas da situação, o técnico voltou a ligar ao internacional espanhol na passada sexta-feira, aí já claramente respaldado pelo clube no que toca à disponibilidade financeira, para dar conta de que havia intenção firme de concretizar a sua contratação, uma atitude que teve impacto junto do jogador. Através das suas fontes, a imprensa local não tem dúvidas em salientar que foi Julen Lopetegui quem convenceu Iker Casillas a fazer as malas rumo à Invicta.
Mesmo não tendo conseguido conquistar qualquer título para os dragões na sua temporada de estreia, Lopetegui continua com um crédito fortíssimo junto da SAD, que se deixa guiar pela visão estratégica do treinador.
Ao fim e ao cabo, com Casillas ocorreu mais uma manobra de sedução comparável à que convenceu Alberto Bueno, avançado em final de contrato e com muitos pretendentes, a aceitar o desafio de representar o FC Porto. Antes dele, não foi muito diferente o que sucedeu com Fernández, Marcano, José Ángel, Casemiro, Campaña, Torres, Tello ou López. Ou seja, Iker pode ser o 10.º fruto desta política.
Jovem criativo esteve em destaque ao dar o triunfo à turma de Farioli
Dragão remodelado foi competitivo, mas curto... até aos retoques da elite. Gestão já estava feita
Avançado do FC Porto tem vindo a ganhar o seu espaço na equipa do FC Porto
Extremo brasileiro foi suplente utilizado e assistiu Mora para o golo da vitória do FC Porto
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás