1/2
Pinto da Costa emocionou-se com algumas passagens do seu livro 'Azul até ao fim' lidas na Alfândega pelo apresentador da cerimónia. Depois, tomou a palavra para explicar o que o levou a redigir o livro até à escolha da capa, que foi divulgada no início da semana e dividiu opiniões.
"O livro está a ter uma boa aceitação. Antes de ter saído já está na 2.ª edição. São momentos de felicidade que vivi, outros mais desagradáveis e quando terminei, e terminei como acho que devia, com o meu funeral. Sei que a capa do livro chocou algumas pessoas, tive de fazer uma nota prévia de que a escolha foi minha para que não fosse mal interpretado as intenções da editora", começou por dizer.
"Devemos encarar a morte não como uma desgraça ou fatalidade, mas com naturalidade. Então eu entendi que a melhor maneira de mostrar isso era pôr na capa um caixão que é para onde irei. Não é um drama, é a realidade. Quis também, ao pôr a bandeira do FC Porto, e o título 'Azul até ao fim', também foi escolhido por mim, mostrar o que toda a gente sabe, que 60 anos da minha vida foram dedicados ao FC Porto", acrescentou o ex-presidente do FC Porto, de 86 anos.
"Hoje tenho muito orgulho no que fiz com ajuda de muita gente que compôs as minhas direções e que mesmo sem estar nelas me apoiou e ajudou a que conseguíssemos em 42 anos vencer 2.588 títulos", apontou ainda, gerando logo um enorme aplauso no auditório.
Vestidos de azulPinto da Costa recordou ainda as ideias transmitidas a propósito do seu próprio funeral. "Quando digo que não há pessoas que quero lá, não é porque lhes queira mal, não é corte de relações. É porque sei que a sua presença ia criar, naqueles que me conhecem e conhecem a minha vida e conhecem tudo o que se passou à minha volta, ficariam certamente incomodados com a presença daqueles que eu cito. Por isso escrevi, peço lá e peço a todos que no dia - espero que demore bastante, temos tempo… - não quero ver lá ninguém de luto de preto, quero ver toda a gente vestida de azul. Porque azul é cor do céu, é cor do manto de Nossa Senhora e é a cor do FC Porto", disse.
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Em causa o incidente que feriu 17 adeptos do Sporting no clássico da 4.ª jornada. SAD do FC Porto vai recorrer
Lateral-esquerdo viaja para o Cairo no domingo
Avançado deverá optar por ser intervencionado na Holanda. Estrutura portista sente que merece a ampliação do vínculo por mais um ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana