Colocando, então o foco do seu discurso no presente e no futuro, Villas-Boas falou do espírito transportado para o futebol.
"Tomámos decisões exigentes e difíceis. Confiámos a liderança técnica a Francesco Farioli, um treinador jovem, mas com um percurso já sólido, que representa bem o equilíbrio que queremos, o respeito absoluto pelo nosso ADN competitivo e, ao mesmo tempo, uma abordagem moderna ao treino, ao jogo e à gestão do balneário. Fomos ao mercado com rigor. Investimos mais de cem milhões de euros num plantel que combina experiência e juventude, talento e carácter, jogadores que sabem que, aqui, não basta jogar bem: é preciso ter uma relação de compromisso com o clube e com os nossos adeptos", afirmou o presidente do FC Porto, esta segunda-feira, no Dragão Arena, onde decorre mais uma gala Dragões de Ouro.
"Os sinais dados até agora são encorajadores. Todos sentimos, dentro do balneário e fora dele, que temos condições para lutar até ao fim pelo lugar a que o FC Porto pertence. O sonho de sermos campeões está presente em cada treino, em cada reunião, em cada decisão que tomamos. E esse sonho só faz sentido porque é partilhado por todos: direção, equipa técnica, jogadores, sócios e adeptos. Sonhamos e queremos este título para que o possamos dedicar a quem tanto deu por nós e pelo FC Porto", continuou Villas-Boas.
Passando pelo que foi feito pela sua direção "fora das quatro linhas", porque um clube "só é verdadeiramente forte quando os alicerces estão sólidos", o presidente do FC Porto prosseguiu sobre esses temas.
Finanças: "Em poucos meses, conseguimos dar passos muito importantes no plano financeiro. Alcançámos um resultado líquido consolidado histórico, reduzimos de forma significativa os custos operacionais da SAD, melhorámos os capitais próprios e, ao mesmo tempo, concretizámos o maior investimento dos últimos anos na equipa principal."
Vida associativa: "Estas conquistas estão intimamente relacionadas com o crescimento associativo, onde a resposta dos portistas tem sido extraordinária. Lançámos o novo cartão de sócio, o Portal do Sócio e o Portal da Bilhética e, em apenas cinco meses, o número de associados cresceu em mais de quinze mil novos Sócios."
Proximidade: "As Casas FC Porto têm sido um pilar fundamental neste caminho. Reforçámos o contacto com elas, simplificámos processos, ouvimos as suas preocupações. Criámos um ranking de carácter social e associativo para as Casas, valorizando assim o que fazem pelo clube e pela sociedade."
Fundação FC Porto: "O mesmo espírito está por detrás da criação da Fundação FC Porto, que nos permitirá aprofundar ainda mais a nossa missão social, cultural e desportiva, e dar nova expressão ao nosso estatuto de utilidade pública, às distinções que o Clube recebeu e à responsabilidade que temos na cidade, na região, no país e no mundo 'Ao serviço da juventude e do desporto', citação que recordamos com saudade do nosso querido Estádio das Antas."
Centro de Alto Rendimento: "Também nas infraestruturas decidimos não esperar mais. O Centro de Alto Rendimento do Olival, um projeto ambicionado há muitos anos, começou finalmente a sair do papel. Estamos a ultimar o processo de licenciamento com a autarquia de Gaia; temos o terreno preparado e um plano claro para dotar o FC Porto de um Centro de Treinos à altura das nossas ambições."
Pavilhão: "Em Campanhã, nos terrenos da antiga Escola Ramalho Ortigão, avançaremos com um pavilhão multidesportivo que será decisivo para fixar modalidades, apoiar o crescimento do desporto feminino, do futsal e do desporto adaptado e reforçar a ligação do Clube à cidade e à região, numa zona que há muito esperava por respostas estruturantes na área do desporto. Não podia deixar de enaltecer o anterior executivo da Câmara Municipal do Porto, liderado por Rui Moreira, que, com um sentido único de visão estratégica, desportiva e social, permitirá o acesso fácil à prática desportiva de centenas de jovens portuenses."
Por Nuno BarbosaPresidente deixou ainda uma mensagem aos dragonados: "É um ponto de passagem que vos liga ainda mais ao FC Porto"
"Queremos este título para que o possamos dedicar a quem tanto deu por nós e pelo FC Porto", disse ainda o presidente
Presidente explica que o FC Porto "não se escondeu e, por isso, não foi um ano perdido"
Presidente lembra figuras ilustres do FC Porto que partiram no último ano
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial