Está a ser forjado no Sp. Braga mais um guarda-redes de qualidade superior. O brasileiro Matheus Magalhães foi contratado ao América Mineiro e, tendo feito 22 anos apenas durante o mês de julho, só precisou de três jogos no campeonato português para justificar a invulgar aposta da SAD na sua contratação.
Contra o Benfica, Matheus foi obrigado a realizar 8 defesas, diversas delas de elevado índice de dificuldade, com especial relevo para a dupla intervenção, em cima do apito final, à cabeçada de Gaitán e recarga de Jonas. Um extraordinário cartão de visita para um guardião que estava apenas a realizar o seu 3.º encontro pelos arsenalistas, enfrentando as águias depois de ter visitado o Dragão e feito a estreia contra o Rio Ave.
Como se pode verificar na infografia ao lado, não há memória na era Salvador de o Sp. Braga ter decidido escolher para número 1 entre os postes um guardião tão jovem. Tratando-se de uma posição onde a maturidade é importante, apenas o polaco Kieszek, na reta final de 2007/08, teve uma oportunidade semelhante com 23 anos. Esta época, o russo Kritciuk, com a mesma idade, também foi lançado no onze, mas apenas em virtude dos problemas burocráticos que atrasaram a entrada em competição de Matheus.
Agora há espanto geral face ao talento evidenciado pelo guarda-redes, mas o treinador que o viu partir do América Mineiro, Moacir Júnior, já esperava este efeito. “Ele despontou mostrando muita força e personalidade. Basta recordar que fez a estreia pelo América contra o Palmeiras, em São Paulo, e conduziu a equipa a uma vitória. Quando surgiu a oportunidade de vir para a Europa, na equipa técnica todos entendemos que estava preparado para avançar e surpreender. Ele cresce face às adversidades e acredito que vai ser um grande guarda-redes do futebol mundial, podendo subir mais degraus na Europa e chegar à seleção brasileira”, asseverou o técnico a Record.
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Avançado fez 19 anos na semana passada, nasceu na Colômbia mas é internacional pelo Líbano
Avançado do Sp. Braga terá de ser operado a fratura no quinto metatarso do pé direito
FC Porto e Sp. Braga venceram e 3 das 4 equipas holandesas perderam
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana