Esta não é a primeira vez que Kanu interessa ao Sporting mas há outro ponto em comum em torno do central: Leonardo Jardim nunca escondeu a admiração pelo jogador brasileiro.
A 25 de janeiro de 2011, pouco depois de Kanu se transferir para o Standard Liège, Jardim, então treinador do Beira-Mar, lamentou a saída do jogador "por ter predicados únicos". Nessa altura, a equipa aveirense estava 13 pontos acima da linha de água mas mesmo assim o técnico manifestava o seu desagrado com o negócio: "Todos sabemos que a falta de Kanu é preocupante".
Jardim preferia que Kanu não se tivesse comprometido com o clube belga, de modo a que reforçasse o Sp. Braga, que treinou a seguir.
O brasileiro chegou em 2008 a Aveiro, aos 24 anos, proveniente do Águia Negra, clube da série C do Brasileirão. Foi a última peça para o sector recuado da equipa de António Sousa.
A 19 de março de 2009, Mano Nunes, presidente do Beira-Mar, confirmou, à Rádio Renascença, que Kanu estava a seguido por "clubes estrangeiros e nacionais, entre os quais o Sporting". Nessa altura garantiu que só sairia por 1 milhão de euros.
O valor foi, no entanto, muito inferior quando o central saiu para a Bélgica: 400 mil euros. A transferência para o emblema belga, onde Sérgio Conceição era adjunto, acabou por corresponder aos anseios do atleta de subir patamares competitivos e permitiu a entrada de fundos para aliviar a pressão financeira a que o Beira-Mar estava sujeito.
Incidente no Beira-Mar-U. Leiria
A 15 de agosto de 2010, Kanu partiu os ossos do nariz e acabou por ser transferido para Coimbra. Tudo aconteceu ao minuto 22 do jogo quando foi atingido no rosto por um pontapé numa disputa de bola na área leiriense.
Ausência dos convocados contra o Sp. Braga não foi sinal de retrocesso no plano para o médio
Leoas levaram a melhor sobre o Rosengard em Alcochete e estão com pé e meio nos oitavos-de-final da Taça Europa
Leoas ficam mais perto dos oitavos-de-final da Taça Europa depois de uma grande exibição (3-0)
De fora há quase oito meses, devido a uma rotura ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, médio inicia nova etapa rumo à reabilitação total
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Dupla estava a caminho do Brasil e teve de retornar à origem