A duas semanas do arranque da pré-temporada do Sporting, na Academia de Alcochete, são ainda muitas as dúvidas sobre o plantel que Leonardo Jardim terá à sua disposição na época 2013/14. Quem entra, quem sai, quem continua são perguntas que só deverão ter resposta mais próximo do início dos treinos ou mesmos com os trabalhos já em andamento.
Porém, na perspetiva do novo técnico do Sporting existem quatro elementos que vão ser importantes na construção e dinamização da equipa. Não serão titulares indiscutíveis, porque isso não existe com Leonardo Jardim, mas partirão em vantagem, devido à longa ligação ao clube, ao facto de serem oriundos da formação, de terem sabido esperar a sua oportunidade ou por encarnarem a entrega, a raça e o empenho que Bruno de Carvalho quer que a equipa demonstre, em cada jogo, do primeiro ao último minuto.
Os jogadores em causa, Marcelo Boeck, Rinaudo, Dier e André Martins, personificam estes princípios. O guarda-redes brasileiro deverá assumir a condição de titular depois de duas épocas na sombra de Rui Patrício, que deverá deixar o clube; o médio argentino é o tipo de jogador que jamais vira a cara à luta, deixando tudo aquilo que tem em campo;os dois médios associam a elevada qualidade, refinada nos escalões de formação, à grande margem de progressão de que dispõem e ao facto de terem já algum estatuto dentro do grupo.
Miolo preenchido
Apesar de três dos quatro elementos atuarem na zona do meio-campo, os leões continuam à procura de mais um médio. Motivo: para Jardim, Rinaudo e Dier ocuparão a mesma posição (trinco), sobra uma vaga para um médio mais criativo. Depois, falta um central e dois pontas-de-lança.
Baralhar e voltar a dar
Boeck, Dier, Rinaudo e André Martins. Estas são, sem qualquer dúvida, peças-chaves da estratégia de Leonardo Jardim para atacar a próxima temporada. Ainda assim, existem outros elementos no atual elenco do leão que podem vir a assumir papéis preponderantes para o que o técnico madeirense deseja.
Falamos, por exemplo, de futebolistas como Ilori, Carrillo, Bruma ou Viola. Caso resolvam o seu futuro, e caso essa resolução passe pela permanência em Alvalade, então é conhecida a intenção da equipa técnica verde e branca em potenciar ao máximo as capacidades do referido quarteto. A qualidade, aliada à juventude, são características que Jardim aprecia e que pretende transformar num trampolim para o sucesso do coletivo.
Resta saber, contudo, se o futuro dos referidos jogadores será mesmo de leão ao peito. Potencial têm, assim como mercado...