A saída de Marcos Rojo para o Manchester United implicou uma reconfiguração do eixo central da defesa do Sporting e a assunção de maiores responsabilidades por Maurício. Aos 25 anos (entretanto já completou 26), o jogador que os leões contrataram ao Sport Recife, do Brasil, teve de enquadrar o francês Naby Sarr (21 anos) e foi obrigado a tornar-se líder do setor. Mas nem tudo lhe tem corrido bem.
Na abertura da Liga dos Campeões, a 21 de setembro, frente ao Maribor, na Eslovénia, o Sporting permitiu o empate (1-1) nos últimos instantes, depois de intervenções infelizes dos dois centrais. Iniciou-se aí um ciclo difícil para Maurício.
Nove dias depois, no clássico com o FC Porto, que o Sporting voltou a empatar (1-1), também não lhe correu bem, tendo-lhe valido uma nota negativa (2) na apreciação Record. Mais uma vez, a intranquilidade e alguns erros de posicionamento marcaram-lhe o rendimento. Mas a história no jogo com os portistas não acabou aqui. Uma fratura do supercílio – pequeno músculo localizado na sobrancelha – deixou-o marcado fisicamente.
A seguir veio nova partida da Champions, agora com o Chelsea, de José Mourinho, e as imagens de Maurício com o sangue a correr-lhe pela face impressionaram. Uma concussão cerebral, depois de choque violento com Diego Costa, tirou-o do jogo seguinte, em Penafiel, onde Paulo Oliveira assumiu a titularidade.
De seguida, quando o quadro parecia aligeirar e se anunciava a recuperação do central brasileiro, novo choque, desta vez num treino, com Dramé, provocou-lhe um traumatismo no nariz. O jogador conseguiu recuperar a tempo de jogar com o FC Porto para a Taça de Portugal, e embora o Sporting tenha vencido, a verdade é que Maurício podia ter sido vilão por ter cometido uma grande penalidade que Rui Patrício acabou por defender.
De regresso à Liga dos Campeões, desta fez frente ao Schalke 04, o defesa foi mesmo considerado por Record como o homem do jogo, mas pelas piores razões. Em 14 minutos viu dois cartões amarelos por faltas desnecessárias e deixou os leões em apuros numa altura em que estavam por cima do jogo.
O azar (?) do jogador brasileiro parece estar assim a afetar a equipa, cujo próximo onze na Champions não vai incluir o nome do defesa, por se encontrar a cumprir o devido castigo. Resta saber o que vai na cabeça de Marco Silva e se também ele pensa castigar o central no encontro do campeonato, frente ao Marítimo, devolvendo a confiança a Sarr, também ele já com histórias de final infeliz para contar.
Médio na lista da Juventus
Rui Borges pondera alteração frente ao Santa Clara, no sábado, após boa resposta do português dada em Turim
Equipas portuguesas com desempenhos bem distintos
Central holandês relegado para a equipa B do Sporting faz trabalho de ginásio por conta própria
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão