Chegou ao Sporting em 2020 e, em dois anos, fez 52 jogos e 8 golos, tendo contribuído para quatro títulos: uma Liga, uma Supertaça e duas Taças da Liga. Hoje no Qatar, Tabata continua a torcer à distância pelos leões e a proximidade é tanta que no início do ano até jantou com o atual plantel. Sinal de que, para trás, ficou mais do que uma equipa.
"Foi um puzzle muito bem montado, não consigo explicar o porquê, mas sentia-se que as pessoas eram muito gratas por estar ali. Era uma oportunidade muito boa para todo o Mundo, estar no Sporting, com a montra que tínhamos, podendo lutar para sermos campeões. Para se ter uma ideia, eu estive em Lisboa em janeiro, houve um jantar da equipa e eu fui ao jantar da equipa. E já tinha saído do Sporting há quase dois anos. Até para os novos jogadores não é estranho", confidencia o avançado brasileiro, de 27 anos, em entrevista à RTP.
Para o grupo que conheceu e para os novos, sobram elogios. Desde logo para Pote, o mais influente da era Amorim nas palavras de Tabata.
"É muito fácil para ele fazer golos, fazer o que ele faz. Tem processos muito simples. Fisicamente também é um jogador com um perfil que se lesiona pouco, um jogador que consegue dar profundidade, consegue dar (jogo) entrelinhas. Nos 4 anos do míster, talvez tenha sido o jogador que fez mais a diferença. Só vamos conseguir medir essa diferença que ele fez para o Sporting quando ele sair", conclui
Sem surpresas, o ex-leão mostra-se rendido também a Gyökeres. "Eu joguei em Portugal seis anos e meio, talvez não tenha visto um jogador com tanto impacto numa temporada, impacto no país mesmo, e vê-se o respeito que os adversários têm. Ainda agora, no clássico, no Dragão, o Sporting talvez não tenha feito um jogo bem conseguido, mas quando ele entra muda logo toda a rotina, não só do Sporting como dos adversários", refere.
Sobre Amorim, o lugar na história do Sporting está garantido. "Como ele foi jogador durante tanto tempo, tentava sempre reproduzir coisas que faziam sentido quando ele era jogador. A questão de gerir, como ele fala, como exige… Eu sentia muita convicção nele. Dizia: ‘Como é que pode?! Um treinador tão jovem, com 1 ano de carreira, ter uma convicção tão grande assim?!?’ Em 4 anos, um treinador ganhar dois títulos no Sporting, num clube que estava há 19 anos sem ser campeão e com a margem para crescer muito mais daqui para a frente … Ele tem tudo para poder estar mais ainda na história do Sporting", remata.
Um feito... "espetacular"
Proveniente do Portimonense, Tabata podia ter ido parar mais a Norte em 2020. Mas a escolha foi clara. "Tive outras negociações na época, até com o Sp. Braga. Havia outros clubes mas eu queria o Sporting. Acima de tudo porque senti que a reformulação que foi feita era uma coisa muito sustentada. Claro que não esperávamos ser campeões logo no primeiro ano, porque era um grupo totalmente novo e jovem, com jogadores que vinham da formação. Mas eu sempre disse que não podíamos olhar na perspetiva de que o FC Porto e o Benfica estavam num patamar à frente", recorda.
Por tudo o que viveu em Alvalade, o desejo de Tabata é que o Sporting possa confirmar o título nacional. "Eu torço muito para que o Sporting seja campeão e digo sempre aos ‘meninos’ que nem se lembram quando é que um jogador foi campeão duas vezes pelo Sporting. Acho que para os jogadores é uma motivação, porque muitos ali vão ser campeões pela segunda vez. É espetacular."
Por Vítor Almeida GonçalvesLeões erguem troféu em Loulé no primeiro dérbi do ano. Mais uma Supertaça para os verdes e brancos a somar às já celebradas pelo futsal, andebol e hóquei
Fixo português considera que os leões perderam por culpa própria
Triunfo das águias por 4-2, num jogo que teve o resultado incerto até final
Vice-presidente do Sporting analisou vários temas no Portugal Football Summit, revelando que irá lançar novos projetos no clube de Alvalade
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos