Um porta-voz da UEFA confirmou a Record que o Comité de Controlo, Ética e Disciplina naquele organismo já abriu um processo de inquérito ao jogo Schalke 04-Sporting com base no protesto apresentado pelo clube português, mas o mesmo só deverá ser analisado na próxima semana.
O mesmo elemento confirmou que a UEFA já pediu aos dois clubes a sua versão sobre o lance do penálti reclamado pelo Sporting “pois é esse o procedimento habitual”. Os leões reclamam a repetição do jogo ou pelo menos a homologação do empate que se registava antes do referido lance, bem como a verba de 500 mil euros referentes ao empate.
O Schalke 04, através de um comunicado no seu site, confirmou ter sido contactado pela UEFA reservado a sua posição para mais tarde, mas, diz, “defendendo sempre os interesses do clube”.
No entanto, o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA poderá levar em conta não só a posição oficial que o clube alemão venha a tomar mas também os comentários públicos de alguns dos seus elementos logo após o jogo, em que admitiam razão aos protestos do Sporting contra a arbitragem do russo Sergei Karasev e seus auxiliares.
O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA deverá visionar as imagens televisivas do lance doa legado penálti de Jonathan Silva (à semelhança, por exemplo, do que fez há meses no caso do benfiquista Markovic, expulso no jogo da meia-final da Liga Europa com a Juventus), mas não é claro que possa vir a tomar qualquer decisão favorável ao Sporting mesmo que seja admitido um erro de avaliação por parte do árbitro.
Não há registo de um resultado de um jogo ter sido alterado nos gabinetes da UEFA numa situação deste tipo.