Decisões do Conselho de Disciplina relativas ao clássico da 3.ª jornada da Liga
O Conselho de Disciplina considerou improcedente a acusação que pendia sobre Nuno Santos, devido a um gesto polémico do jogador do Sporting no final do clássico com o FC Porto, relativo à 3.ª jornada da Liga, realizado a 20 de agosto.
Quando a partida terminou, o esquerdino esfregou os dedos indicador e polegar da mão direita, num gesto que simboliza dinheiro e que foi captado pelas câmaras. O CD decidiu "julgar improcedente por não provada a acusação e, consequentemente, absolver" Nuno Santos da prática de infrações previstas no Regulamento de Disciplina e do Regulamento de Competições da Liga, nomeadamente "deveres de correção e urbanidade" a que estão obrigados "todos os agentes desportivos" relativamente ao "público, elementos das forças de segurança e representantes dos órgãos da comunicação social." Nuno Santos incorria em pena de multa.
Ao mesmo tempo, por factos ocorridos no mesmo jogo, o CD ordenou o arquivamento de processos contra Pepe, do FC Porto, Coates e Matheus Reis, do Sporting
O caso de Matheus Reis era o mais mediático e foi suscitado por um empurrão do defesa do Sporting a um apanha-bolas do Estádio do Dragão durante o encontro. Francisco J. Marques, diretor de comunicação e informação do FC Porto, considerou mesmo que o gesto foi "uma agressão gratuita, sem qualquer justificação."
Se fosse considerado culpado de agressão, Matheus Reis incorria numa pena de suspensão que podia ir de um a quatro meses, mais multa.
Tal como na situação de Matheus Reis, o processo a Coates agora arquivado resultava de uma participação do FC Porto, que acusava o capitão dos leões de ter pisado deliberadamente Evanilson no lance do primeiro golo dos azuis e brancos, que venceram por 3-0.
Já o Sporting avançara com uma participação disciplinar contra Pepe, na sequência de um insulto do central do FC Porto a Matheus Reis e que foi perceptível nas imagens da transmissão televisiva. "O Nuno Almeida fez um bom trabalho apesar de não ter visto as ofensas do Pepe ao Matheus Reis. O Sporting vai fazer uma participação e espero que ele seja castigado como foi o Nuno Santos", anunciou então Miguel Braga, diretor de comunicação do clube de Alvalade.
Noutro âmbito, refira-se, os leões foram castigados com multas de 1.910 euros por uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos em Famalicão e em mais 714 euros por cânticos insultuosos.
Gansos defrontam o Benfica no próximo domingo
Dragões só vão pronunciar-se sobre a situação da televisão depois de receberem os relatórios
Técnico que o orientou em Barcelos lembra ideias que atual responsável pelo 4º classificado já defendia enquanto jogador
Central chega na condição de desempregado
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Norte-americano tinha 75 anos