Dois portugueses com carreiras de treinador díspares e que se encontraram apenas por uma ocasião. Falamos de José Mourinho e Rui Vitória e apontamos para o dia 21 de janeiro de 2004. O primeiro cumpriu dois anos ao serviço do FC Porto nesse preciso dia depois de se ter estreado como técnico principal ao serviço do Benfica, em setembro de 2000. Vitória orientava o Vilafranquense, depois de aí ter lançado a primeira pedra na carreira de treinador dois anos antes.
As Antas juntou-os na Taça de Portugal e nenhum outro encontro haveria de os juntar de novo. Mourinho cumpriu em 2004 o último ano a treinar em Portugal e Rui Vitória fez toda a carreira em terras lusitanas, tendo o Benfica, até à data, como ponto alto. Na conferência de imprensa após o 4-0 a favor dos portistas, Vitória não se coibiu de deixar alguns elogios ao adversário que aliás já tinha uma Taça UEFA no currículo. "Identifico-me muito com o seu trabalho", constatou, em jeito de admiração.
A estreia num grande palco não foi esquecida pelo técnico natural de Alverca e a prova disso é que voltou a recordar o momento em que pela primeira vez pisou o relvado do FC Porto durante um jogo oficial, mais de 10 anos depois. O propósito? A estreia na Liga dos Campeões como técnico. "Pessoalmente é o momento de começar uma nova competição. Recordo-me, quando orientava o Vilafranquense pisei um palco mais mediático, no caso o antigo Estádio da Antas, e alguém me disse ao meu lado que seria a primeira de muitas. Na altura não acreditava. Hoje espero que seja de facto a primeira de muitas", lembrou na antevisão do jogo da primeira jornada da fase de grupos diante do Astana.
Acompanhe as incidências do encontro referente aos quartos de final
Consulte as escolhas de Rui Borges
Equipas não vão além do empate e jogam em abril a passagem ao Jamor
Treinador do Fafe após empate caseiro frente ao Torreense
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok