Dois portugueses com carreiras de treinador díspares e que se encontraram apenas por uma ocasião. Falamos de José Mourinho e Rui Vitória e apontamos para o dia 21 de janeiro de 2004. O primeiro cumpriu dois anos ao serviço do FC Porto nesse preciso dia depois de se ter estreado como técnico principal ao serviço do Benfica, em setembro de 2000. Vitória orientava o Vilafranquense, depois de aí ter lançado a primeira pedra na carreira de treinador dois anos antes.
As Antas juntou-os na Taça de Portugal e nenhum outro encontro haveria de os juntar de novo. Mourinho cumpriu em 2004 o último ano a treinar em Portugal e Rui Vitória fez toda a carreira em terras lusitanas, tendo o Benfica, até à data, como ponto alto. Na conferência de imprensa após o 4-0 a favor dos portistas, Vitória não se coibiu de deixar alguns elogios ao adversário que aliás já tinha uma Taça UEFA no currículo. "Identifico-me muito com o seu trabalho", constatou, em jeito de admiração.
A estreia num grande palco não foi esquecida pelo técnico natural de Alverca e a prova disso é que voltou a recordar o momento em que pela primeira vez pisou o relvado do FC Porto durante um jogo oficial, mais de 10 anos depois. O propósito? A estreia na Liga dos Campeões como técnico. "Pessoalmente é o momento de começar uma nova competição. Recordo-me, quando orientava o Vilafranquense pisei um palco mais mediático, no caso o antigo Estádio da Antas, e alguém me disse ao meu lado que seria a primeira de muitas. Na altura não acreditava. Hoje espero que seja de facto a primeira de muitas", lembrou na antevisão do jogo da primeira jornada da fase de grupos diante do Astana.
Técnico do Felgueiras alerta para o facto da Sanjoanense não perder há 12 jogos
Técnico do Ac. Viseu confiante de que não haverá relaxamentos contra o Portalegrense
Apesar de defrontar adversário de escalão inferior, técnico garante abordagem idêntica ao campeonato no Jamor
Formação lisboeta goleou o Fayal nos Açores por 5-0
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Sem treinador desde que despediu Rui Vitória, histórico clube de Atenas tem o luso de 70 anos em elevada consideração
Dirigente detalha como francês fugiu quando tinha tudo preparado