O Benfica, campeão nacional, arranca a Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League, esta quarta-feira, em Malta, frente aos sérvios do Loznica-Grad 2018. Nos dias seguintes, os encarnados defrontam o Riga, da Letónia, e os malteses do Luxol St. Andrews, e Cassiano Klein está confiante.
"É uma competição onde as melhores equipas se encontram. Tudo o que nós queríamos na época passada era voltar a jogar esta competição, e agora procuramos fazer o nosso melhor. Sabemos que é uma competição onde todos os jogos têm de ser jogados no limite. É uma competição que nós almejamos muito e estamos muito focados. Procuramos fazer três jogos ao nível do que estamos a competir aqui [internamente]", antecipou o técnico brasileiro, em declarações aos meios do clube.
A sequência de três jogos em quatro dias é muito exigente, mas o treinador está seguro da resposta da equipa. "Eu vejo que é muito do automatismo, do hábito. Quando se encontram pessoas que todos os dias trabalham no limite, não há que ter essa desconfiança, se vai estar motivado ou desmotivado. Eu não acredito muito só na motivação. Quando temos uma equipa que luta por cada milímetro da quadra, quando há uma competição que a equipa espera há muito tempo, acreditamos que vamos conseguir entregar o nosso melhor, e o nosso melhor é tanto na parte técnica como na parte de grupo, que eu vejo como fundamental para conseguir jogar três jogos no mesmo nível – ter uma equipa. Há dias em que vamos ter dois jogadores que vão jogar muito bem, mas precisamos da equipa toda nestas três jornadas", salientou.
Cassiano Klein vinca a união, confiança mútua e capacidade de jogar como um grupo coeso, como trunfos fundamentais do Benfica. "Eu acredito que o ambiente é construído pelo respeito, pela admiração. Quando admiramos um colega que está a correr por nós, que está a dar o máximo, começamos a ter uma sinergia muito importante. E eu creio que, olhando para trás, nós conseguimos melhorar muito essa questão de admirar o colega, de lutar por ele, e temos uma nova competição, uma nova oportunidade para transmitirmos isso de novo. Tudo o que nós fizemos é fascinante em alguns momentos, mas agora temos uma folha em branco e uma competição que está ali à nossa frente, e as equipas que se entregarem mais, que tiverem mais mérito, vão conquistar os seus objetivos", alertou.
Diego Nunes: "A Champions é um desejo nosso"
Também Diego Nunes, jogador do Benfica, manifestou a sua confiança. "Acho que é muito importante chegarmos confiantes. A Champions é um desejo nosso. Estes três jogos são bons para começarmos com o pé direito, para ganharmos confiança. Já conhecemos um pouco a competição, e, sem pensar nos adversários, temos de pensar no que nós temos de fazer e dar o nosso melhor", perspetivou.
Os recentes resultados positivos reforçam a confiança do grupo, oferecendo uma base sólida para manter o nível de desempenho nesta fase decisiva da competição.
"Já temos um pouco de experiência nestas competições, sabemos o quão difícil é. Temos de chegar agora confiantes, pensar em nós, pensar no que temos de fazer, e competir ao máximo nível. Sobretudo, temos de ter muita confiança naquilo que estamos a fazer. De momento, estamos na liderança do campeonato, temos tido bons resultados, e é seguir esse caminho", reforçou, destacando a evolução coletiva e a confiança do grupo.
"Não somos só nós jogadores, mas que os adeptos também notam essa diferença, esse aumento de nível da nossa competitividade. Estamos mais confortáveis, vemos que nesta linha, neste ritmo, estamos a obter resultados muito melhores. E nós temos de pensar que temos de chegar com essa confiança. Acho que nos quatro anos que eu estou cá, eu nunca vi a equipa tão confiante e com mais tranquilidade de trabalho como neste ano. Acho que nós, como eu disse, temos de seguir nessa linha de confiança, confiando em nós, em cada um individualmente, e sobretudo no coletivo, porque no final vamos ser muito felizes", rematou.
Por Mário DuarteTécnico do Sporting antecipa pontapé de saída na Champions de futsal, esta quarta-feira
Técnico do Benfica perspetiva arranque na Champions esta quarta-feira
Na Luz desde 2022, o internacional português diz-se cada vez mais ciente do peso de vestir a camisola das águias
Ala do Benfica recordou a Record a infância em Fonte da Moura e os sonhos de menino
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Amor pelo veículo da marca italiana é tão grande que tem automóvel tatuado nas costas