Nuno Dias destacou a eficácia mostrada pelo Sporting, principalmente no segundo tempo, como o fator principal para a goleada (7-2) dos leões sobre o Benfica, que conquistam a 10.ª Supertaça da história.
Penso que fomos eficazes na 2.ª parte. Ontem disse que a chave era sermos eficazes nos momentos em que tavamos por cima e fizemos isso. Era importante aproveitar. Sporting uniu-se e superiorizou-se na dificuldade quando Benfica foi melhor. Sofremos e não sofremos golos nesses momentos. Quando fomos melhores aproveitámos para dilatar a diferença e passou a ser dificil para eles. Sporting ganhou com toda a justiça, foi melhor e o resultado espelha a nossa eficácia", começou por dizer o treinador dos leões ao Canal 11.
"Parabéns a estes jogadores. Foi a melhor prenda de anos que podia ter tido, eu e o Casca. Os jogadores estão de parabéns pelo trajeto ao longo da época, com tantos jogos e desgaste e apresentam-se desta forma. É orgulho enorme para mim", vincou.
Grande noite de Guitta
"Pregou-nos um susto com uma lesão antiga e felizmente superou a dor e conseguiu jogar mesmo assim. Grande jogo dele, assim como o Bernardo Paçó estava a fazer grandes jogos. Todos estiveram numa forma excelente."
Onde pára este Sporting em 2022?
"Para já, paramos dia 2, para jogar em casa com Modicus. Queremos cotinuar com a vantagem na Liga e até aumentá-la. Depois, paramos 5 semans para seleção. Mais uma dificuldade, mas com a qualidade que temos no plantel, vamos ter muitos jogadores na seleção", concluiu após o encontro.
Já na conferência de imprensa, o técnico dos leões voltou a destacar a eficácia leonina. "Uma brilhante conquista. A nossa eficácia nos momentos bons fez a diferença. Ia haver momentos em que o Sporting ia estar melhor e em que o Benfica estaria melhor. O Sporting conseguiu sofrer, unir-se e superar-se nos melhores momentos do Benfica. Quando estivemos por cima, o Sporting foi muito eficaz", frisou.
Importância de Guitta
"Guitta é o melhor guarda-redes do mundo e nos momentos decisivos os melhores aparecerem, não só na forma como defendeu, mas também como nos ajudou a atacar. Não jogava desde que saiu lesionado num jogo da Liga dos Campeões. Guitta regressou ainda não a 100 por centro, mas a um nível extraordinário. Em termos coletivos, fomos extraordinários. No Sporting, tudo o que é o interesse coletivo está acima de tudo o resto. Jogadores foram exemplo do que é atuar em prol da equipa, independentemente da individualidade. Estou orgulhoso desta equipa."
Momento da expulsão?
"Nesse momento em que o Benfica estava melhor, estávamos a sofrer para que a vantagem deles não aumentasse. Conseguimos o empate quase no fim da superioridade numérica e o 3-2 em cima do intervalo foram importantes. O início da segunda parte foi extraordinário, conseguimos ser estáveis após dilatarmos a vantagem. Os jogadores identificam na perfeição os momentos e os ajustes necessários. O Sporting é das melhores equipas a fazer tudo."
O que falta depois de ganhar tudo?
"Falta continuar a ganhar tudo. Não parar por aqui. Não podemos só manter, porque os outros quando subirem vão-nos ultrapassar. Queremos sempre mais e mais."
Guitta foi um dos jogadores em destaque nos leões e, no final do encontro, repartiu os loiros com a equipa leonina.
"Foi um grande jogo. Estava com dúvidas, porque venho de lesão, senti isso no aqueicmento, mas o Luís [massagista] fez milagres com as mãos deles. Pude contibuir, fazer os dois golos. O mérito é de toda a equipa, não foi só o Guitta que defendeu e ganhou", vincou o guarda-redes do Sporting ao Canal 11.
"A minha prioridade é defender, mas fico feliz por ter marcado dois golos. São para o meu primo, que viajou 3 horas desde Lisboa e está cá e para a minha mulher e os meus filhos que estão em Lisboa", referiu.
Por Record