_
Iúri Leitão sagrou-se esta tarde campeão europeu de omnium, a mesma disciplina onde foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris'2024, tendo sido ainda campeão mundial em 2023.
O ciclista português, de 27 anos, terminou com 140 pontos, mais nove que o holandês Yanne Dorenbos, que liderou o concurso até às últimas 10 voltas da derradeira prova, a corrida por pontos. O alemão Roger Kluge completou o pódio, com 126.
Leitão abriu o concurso da melhor maneira com vitórias nas provas de scratch e corrida tempo, sendo que a da eliminação já não correu tão bem, onde foi 15.º. Chegou à última prova, corrida por pontos, no segundo lugar, com 92 pontos, apenas atrás de Dorenbos, que liderava com 100.
No final, Iúri Leitão deu um forte abraço ao colega Miguel Salgueiro, que teve alta hospitalar esta quarta-feira, depois de uma grave queda que sofreu no primeiro dia destes Europeus na Turquia.
O ouro alcançado esta tarde é o sexto europeu na carreira do ciclista da Caja Rural, mas o primeiro num disciplina do programa olímpico. As outras subidas ao mais alto lugar do pódio tinham sido na prova de scratch, por quatro vezes (2020, 2022, 2024 e 2025) e na corrida por pontos, em 2025.
Corrida estava prevista para este sábado
Ciclista português fraturou uma costela e duas vértebras
Disciplina onde foi medalha de prata em Paris'2024
Português chegou a estar num segundo grupo mas recuperou
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME