O ala Simão Cordeiro defende que Portugal parte como favorito para defender o título no Campeonato da Europa de 2025 de sub-19 de futsal, na Moldova, onde os lusos vão ter "jogos difíceis" para se manterem "no topo".
"Pressão não digo, mas é sempre positivo poder defender o título. Quer dizer que Portugal está no topo. Vão ser jogos difíceis, desafios complicados e temos o favoritismo. Não vamos falhar nas expectativas", manifestou Simão Cordeiro, de 19 anos, aos jornalistas, durante a fase de preparação o torneio que vai decorrer em solo moldavo.
Em 2023, na cidade croata de Porec, os lusos conquistaram a terceira edição do Europeu da categoria, após dois títulos para Espanha, pelo que, agora, o desejo é de "renovar o título", com a caminhada a iniciar-se no domingo, diante da Itália.
"É um privilégio representar Portugal e levar Portugal a toda a Europa. Sinto o grupo bastante motivado e a querer renovar o título. Sabemos para o que vamos e temos objetivos em mente. Estamos unidos e preparados após quatro semanas [de preparação]. Tenho cada vez mais certeza de que estamos prontos para os desafios que se avizinham", expressou.
O único atleta da convocatória elaborada por José Luís Mendes a atuar fora de Portugal, mais concretamente nos polacos do Piast Gliwice, falou da mudança que lhe "pode trazer alguma maturidade".
"Acho que [vai dar-me] um pouco de experiência, sair da zona de conforto e de casa, mas pode trazer alguma maturidade. Foi uma proposta interessante e decidi abraçar o projeto. Gostei do que tinham para mim e é um bom desafio para a minha vida para crescer como pessoa e jogador", explicou.
A equipa lusa viaja para Chisinau na quarta-feira e estreia-se no Grupo A do torneio em solo moldavo quatro dias depois, diante da Itália, seguindo-se os confrontos com as seleções da Ucrânia (29 de setembro) e da anfitriã Moldova (01 de outubro).
O Grupo B é composto pela Eslovénia, Espanha, campeã em 2019 e 2022, Turquia e República Checa, sendo que só os dois primeiros posicionados de cada 'poule' seguem para as meias-finais.
As 'meias' da fase final do Europeu estão marcadas para 3 de outubro e a final acontecerá dois dias depois.
Por LusaAla diz que "é um privilégio representar" o nosso país
Simão Cordeiro é o único elemento de 'Erasmus' na comitiva portuguesa que irá defender o título
José Luís Mendes garante que Seleção tudo fará para vencer
Fixo do Benfica destacou a exibição de Portugal diante da Croácia de preparação para o Euro'2026 de futsal
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris