Depois da vitória na receção à Bósnia (3-0) Portugal volta a entrar em campo terça-feira em Malta e Francisco Neto fez esta tarde a antevisão à partida. O selecionador nacional alertou que espera "uma equipa muito organizada" e por isso as Navegadoras terão de encontrar e aproveitar espaços.
"Malta não nos surpreendeu na sua abordagem ao jogo [0-0 com a Irlanda do Norte. Está onde está por mérito próprio e atravessa o melhor momento de sempre como seleção nacional. Tem uma ideia muito clara: sem bola, retiram o espaço ao adversário e fazem uma pressão constante ao portador da bola. Gostam de ter o esférico na sua posse. Se Portugal não estiver atento, poderá ter alguns problemas. Temos de ser muito equilibrados como fomos com a Bósnia, ocupar bem os espaços, com uma forte reação à perda e circular mais rápido a bola, porque o espaço vai ser reduzido e temos de aproveitar quando houver", referiu o técnico de 42 anos, admitindo algumas mudanças no onze. "Todas têm o seu papel e aportam coisas diferentes. Cada jogo e o adversário têm uma história diferente. Estamos a fechar algumas decisões e temos ainda um treino. As alterações poderão acontecer em torno da estratégia para o jogo e não em função de gestão de alguém em particular", explicou Francisco Neto, que falou aos jornalistas antes da sessão de adaptaçaõa ao Centenary Stadium.
De resto o recinto apresenta relvado sintético, o que, segundo o selecionador, exige natural adaptação mas não será uma dificuldade para o jogo. "Não é tão comum em contexto internacional, mas a minha preocupação passa pelo estado do relvado não estar devidamente preparado, a necessidade de água para evitar lesões. De resto, não será desculpa para a nossa melhor ou pior capacidade de resposta. É o que temos e vamos tirar o melhor partido do que nos pode oferecer."
Antes do treinador, foi Ana Borges a lançar a partida e mostrou confiança na vitória se a estratégia for cumprida. "Jogamos fora contra uma equipa muito organizada, mas sabemos que temos de focar no nosso objetivo e se conseguirmos colocar em prática o que foi pedido, que é jogar à Portugal, podemos sair daqui com os 3 pontos", frisou a ala de 33 anos, que é a mais internacional de sempre por Portugal com 170 partidas oficiais.
Portugal entra em campo às 17h30 de amanhã no Centenary Stadium, em Ta'Qali (Malta), para a 2.ª jornada do Grupo B3 da Liga das Nações, que serve qualificação para o Euro'2025, na Suíça.
Por RecordJogos das Navegadoras agendados para Braga e Aveiro, respetivamente
Seleção lusa saiu do Europeu com apenas um empate e duas derrotas nos três jogos da fase de grupos
Jogos particulares vão disputar-se em Chester e East Hartford
Valor será repartido em três áreas
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0