Simone Jatobá tem 44 anos e foi internacional brasileira de futebol feminino em 30 ocasiões. Depois de terminar a carreira de futebolista, foi selecionadora nacional da seleção canarinha de sub-17 de futebol feminino e atualmente é a única mulher no grupo de estudos da FIFA sobre o Mundial de Sub-17, onde Portugal está nas meias-finais e vai defrontar o "seu" Brasil. Em entrevista a Record, Jatobá antevê uma grande partida entre as duas seleções.
"É uma meia-final, mas eu acho que é uma final antecipada. Acho que estas são as duas melhores seleções do Mundial. Há uma Itália muito forte também, é normal, só as equipas mais fortes chegam às meias-finais. Acho que Brasil e Portugal são equipas que jogam de uma forma semelhante. A técnica, a velocidade, a utilização dos extremos, que são extremos de muita qualidade, muito fortes. O meio-campo, que tem uma inteligência, uma visão de jogo muito aguçada. Têm uma estratégia bem definida, dois treinadores muito inteligentes também", começou por dizer a antiga jogadora de clubes como o São Paulo, o Rayo Vallecano ou o Lyon.
Nas mesmas declarações, a selecionadora brasileira de futebol feminino de sub-17 entre 2019 e 2024 aponta quem pode desequilibrar a canarinha. "Na seleção de Portugal chamou-me muito a atenção o número 10. É um médio muito inteligente, muito técnico, tem uma visão de jogo muito boa. O Mateus Mide. O número 11 também, o Stevan Manuel, que é um jogador extremamente forte. É muito forte fisicamente, é um jogador que está sempre à procura de marcar, que está sempre em contato, sempre a pedir a bola, está sempre presente na área. Faz bons cruzamentos. O número 9, o Anísio Cabral, joga muito bem de costas para a baliza. O número 6 também, o Rafael Quintas, o capitão...Portugal tem muitos bons jogadores."
Jatobá alerta, também, para os perigos do Brasil. "Do lado do Brasil, destaco também o número 9, o avançado, o Dell, que é parecido com o 9 de Portugal, que joga muito bem de costas para a baliza. No meio-campo, o número 8, o Tiaguinho, e o número 5 que é o capitão, o Zé Lucas. Eles têm uma ligação muito boa. O número 2 também, o Angelo, o lateral-direito. São seleções muito equilibradas. Podia enumerar mais jogadores de Portugal e do Brasil, são grupos muito homogéneos, muito fortes fisicamente e tecnicamente."
O Portugal-Brasil, das meias-finais do Mundial de Sub-17, que está a decorrer no Qatar, está marcado para segunda-feira, dia 24 de novembro, às 16h.
Médio português diz que equipa está focada na recuperação física para apresentar frescura nas 'meias'
Depois de equilíbrio inicial, lusos dominaram e materializaram ascendente com 2 golos
Turma das quinas triunfa por 2-0, graças aos golos de Mateus Mide e José Neto
Selecionador nacional pede que Portugal seja fiel a si mesmo no jogo com a Suíça, na sexta-feira
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa