Quem conhecia Caio Júnior, malogrado treinador da Chapecoense, como ninguém é João Alves, seu treinador no V. Guimarães, Estrela da Amadora e Belenenses. "Foi uma pancada que levei", contou a Record. "A carreira dele em Portugal está ligada a mim, pois fui praticamente o único treinador português que teve. É natural que a ligação fosse forte e que se mantivesse por muito tempo", acrescenta.
O Luvas Pretas não tem dúvidas em colocar Caio Júnior no "lote de jogadores que foram como filhos". "Era um jogador fabuloso – os clubes grandes andavam todos a dormir. Além disso, era um homem com inteligência e princípios. Dava gosto treinar", resume.
Homem dos golos impossíveis
"O Caio era o homem dos golos impossíveis." É assim que António Pimenta Machado recorda o goleador que descobriu no Beira-Rio, em Porto Alegre, quando ali se deslocou para contratar o central Aloísio. Caio jogava no Grémio (ganhou a Taça Libertadores em 1983) de Scolari e chegou ao V. Guimarães em 1987, com 22 anos. "O que recordo do Caio é uma pessoa com bom caráter e os tais golos que só ele conseguir fazer – não marcava muitos mas os que marcava eram espetaculares", realça.
Custou 100 mil dólares ao V. Guimarães, um investimento avultado para a época, mas Pimenta Machado acertou no brasileiro que vinha para os golos, tal como acontecera com Paulinho Cascavel, natural da mesma cidade. Há pouco tempo, Neno recordou à CMTV uma conversa em que o brasileiro lhe disse que "um dia gostava de treinar o Vitória".
Por Paulo Quental e Eugénio QueirósFayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Guarda-redes pede uma reflexão ao grupo após um resultado comprometedor na luta pelo acesso ao Mundial
Médio do Benfica recusa baixar os braços depois do dissabor na qualificação para o Mundial
Último jogo da fase de qualificação para o Mundial de 2016
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo