O médio Carlos Alberto, campeão mundial de Sub-20 pelo Brasil em 2003, reconheceu que falseou a idade para jogar como profissional e por necessidade de sobreviver à miséria. Afinal nasceu a 25 de Janeiro de 1978 e não a 24 de Janeiro de 1983.
Numa entrevista dada para uma emissora de rádio local, a primeira desde que o caso foi revelado, o jogador isentou o seu antigo clube, o Figueirense, de quaisquer culpas, acrescentando que a sua idade (28 anos e não 25) foi forjada antes de se tornar profissional.
"As pessoas fazem, por vezes, coisas erradas sem pensar, mas, em outras ocasiões, fazem-no por necessidade. Quando chegada a casa, todos os dias, via sempre a minha mãe queixar-se de que não havia comida. Estava a passar fome e quis ajudar", explicou Carlos Alberto.
Apesar desta justificação, o médio brasileiro já se arrependeu de o ter feito: "Arrependi-me. A verdade acaba sempre por aparecer. Estou triste, chorei muito e peço desculpas a todos os adeptos do Figueirense. Agora vou esperar pela justiça".
Há dois anos, o FC Porto manifestou interesse no jogador brasileiro, que não foi então contratado devido a uma lesão.
Na final do Campeonato do Mundo de futebol, na categoria de Sub-20, realizado em 2003 nos Emiratos Árabes Unidos, a selecção do Brasil venceu a da Espanha por 1-0, no que foi o único encontro da fase final em que Carlos Alberto não participou.
A denúncia da irregularidade da idade do jogador foi publicada pelo diário "Folha de São Paulo" e, na sua sequência, o Figueirense suspendeu o jogador por tempo indefinido, remetendo o caso para a Confederação brasileira de futebol, que ainda não se pronunciou.
Campeão da Europa diverte-se na Alemanha. Nuno Mendes e Vitinha marcam e assistem
Erros a mais justificam derrota. Depois do segundo golo, a goleada esteve por um fio
Al Muharraq e Al Wasl defrontam-se na 2.ª jornada
Filipe Celikkaya confiante para a receção ao Orlando City; David Costa defronta Diogo Gonçalves
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze