O selecionador da República Checa, Ivan Hasek, foi demitido, três dias depois da derrota com as Ilhas Faroé (2-1), em jogo de apuramento para o Mundial2026, anunciou esta quarta-feira a Federação Checa de Futebol (FACR).
"Colocámos fim à nossa colaboração com Ivan Hasek a partir de hoje", disse o presidente da FACR, David Trunda, após uma reunião da direção do organismo, no regresso das Ilhas Faroé.
Apesar da surpreendente derrota de domingo, o líder federativo considera que se mantém o objetivo de qualificação para o Mundial2026, garantindo que vai apresentar a nova equipa técnica nos próximos dias.
A República Checa segue no segundo lugar do Grupo L de qualificação, com 13 pontos, menos três do que a Croácia (menos um jogo) e mais um do que as Ilhas Faroé, com Montenegro (seis pontos) e Gibraltar (zero), ambos com menos um jogo, já afastados da luta pelo apuramento.
Os checos fecham a qualificação em casa, frente a Gibraltar, com um triunfo a assegurar, pelo menos, a presença no play-off, procurando a segunda presença num Mundial, algo que não conseguem desde 2006, no torneio que se disputou na Alemanha.
Revolta de adeptos e jogadores, bem como os maus resultados, levaram ao despedimento do selecionador Jon Dahl Tomasson
Empate frente ao Iraque deixou sauditas com a vaga que dava o apuramento direto
Três dias depois da derrota com as Ilhas Faroé
Novo vínculo é válido até 2029
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal